Autárquicas 2025 | 13-10-2025 08:58

Reeleito Fernando Paulo Ferreira em Vila Franca de Xira quer baixar impostos no próximo ano

Reeleito Fernando Paulo Ferreira em Vila Franca de Xira quer baixar impostos no próximo ano

CDU reconquistou a União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho ao PS, o único feito no concelho que salvou o PCP de uma noite negra, em que caiu de segunda para quarta força mais votada no concelho. A sul António José Inácio ganhou à tangente a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa e o Bloco de Esquerda desapareceu da assembleia municipal, dando lugar ao Livre.

As autárquicas de 12 de Outubro foram “um dos combates mais difíceis de sempre” para o Partido Socialista de Vila Franca de Xira, confessou Fernando Paulo Ferreira, reeleito presidente do município para mais quatro anos de mandato. O autarca já tinha dito que o PS iria apostar numa campanha pela positiva, contra o ódio, por isso na noite da festa eleitoral não deixou escapar a oportunidade de agradecer aos eleitores de VFX pela confiança.
“O país está a viver uma deriva de populismo muito forte em que há responsabilidades que se opõem a uma grande irracionalidade. O nosso combate foi para manter o município nas mãos de uma equipa que conhece o território e as pessoas, tem competência e experiência para o fazer e isso foi positivo”, destacou. A O MIRANTE o autarca diz que uma das primeiras medidas que vai implementar neste mandato é aumentar os benefícios fiscais para as famílias. “Estamos a trabalhar no sentido de fazer uma devolução maior do IRS às famílias do concelho”, confirmou.
Apesar da vitória nem tudo foram rosas para os socialistas. Fernando Paulo Ferreira obteve 29,98% dos votos e elegeu quatro vereadores, menos um que no mandato anterior. A Coligação Nova Geração (PSD/IL) cresceu e obteve 23,29% dos votos e passou de dois para três vereadores. E o Chega também deu um pulo, passando de um vereador no último mandato para três nestas eleições (22,36%). Em contraciclo o PCP deixou de ser a segunda força mais votada na câmara e caiu para quarto lugar, perdendo dois vereadores, passando a ter agora apenas um.
Tal como em mandatos anteriores, Fernando Paulo Ferreira espera conseguir pontes de entendimento com as restantes forças políticas e elege o PSD como uma das que poderá ajudar a obter estabilidade na gestão municipal. “Não tenho grandes dúvidas que tem sido o PSD há muitos anos a força com quem mais facilmente temos trabalhado. Ainda é cedo para perceber o desenho autárquico mas é uma das forças políticas com quem falarei”, explicou. A O MIRANTE o autarca admite estar disponível para dar pelouros à oposição mas apenas após um primeiro contacto exploratório nesse sentido. “O que é preciso é encontrar a estabilidade política para os próximos quatro anos, que é uma condição fundamental para podermos continuar a desenvolver o nosso programa que foi sufragado pela positiva pelas pessoas do nosso concelho”, afirmou.
Bloco sai e Livre consegue eleição
No que toca à assembleia municipal a grande novidade é a saída do Bloco de Esquerda, que não conseguiu eleger um representante, ao contrário do Livre, que com 5,14% dos votos conseguiu eleger dois mandatos. O PS também venceu na assembleia municipal com 28,21%, elegendo 10 mandatos. Segue-se a coligação Nova Geração praticamente empatada com o Chega (22,94% e 22,86% respectivamente), elegendo cada um oito eleitos. A seguir surge o PCP com cinco mandatos, menos três que há quatro anos.
Nas juntas de freguesia as duas grandes surpresas foram a reconquista pela CDU da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho por Carlos Gonçalves, que ficou à frente de Rita Merenda (PS) e do actor João de Carvalho (Nova Geração).
Outra das novidades da noite foi a eleição de António José Inácio para a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, à tangente, com 28,01% dos votos (5.145 votos) contra 27,32% (5.018) do PS de Ana Cristina Pereira. De resto tudo na mesma: Na sede de concelho, Vila Franca de Xira, o socialista Ricardo Carvalho venceu com 30,19% dos votos; Em Vialonga João Tremoço venceu com 36,25% e Nuno Marques da Silva, também do PS, sucede a Mário Cantiga na junta de freguesia da União de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz. Mais a norte, na União de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, Florinda Roque (PS) venceu com 27,36%, ficando à frente do movimento independente Unidos, liderado por Luís Almeida.


Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal