Política | 30-07-2022 07:00

Duarte Marques escreve em O MIRANTE sobre as Comissões de Inquérito

Duarte Marques foi deputado do PSD entre 2011 e 2022

Os segredos de uma classe dirigente da política e do sector empresarial, supostas elites que desgraçaram o país e que colocaram em causa as actuais e futuras gerações, depois de condutas “criminosas” que ficaram evidentes após as reuniões de cada Comissão.

O ex-deputado do PSD Duarte Marques, que exerceu o cargo entre 2011 e 2022, foi membro das Comissões Parlamentares de Inquérito das PPPs do sector rodoviário, do Grupo BES/Grupo Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Rendas Excessivas no Sector Energético e da Comissão Eventual sobre a preparação do PT2030. É sobre esta experiência que começou a escrever, na edição online de O MIRANTE, crónicas onde pretende contar aquilo que só ele viveu e pode testemunhar.
“O que vale um deputado da República e a importância das Comissões de Inquérito”, “O inquérito às PPP’s e a reunião com Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República” e “O grande exemplo de Almerindo Marques”, foram os três primeiros artigos publicados na rubrica “Histórias e Enredos das Comissões de Inquérito” que os leitores podem encontrar na secção de opinião de O MIRANTE online ou pesquisando pelo nome da rubrica.
Duarte Marques assume que escrever estas memórias é uma forma de honrar o trabalho e o cargo que os portugueses e o PSD lhe confiaram. Na sua opinião, os vários casos que levaram à formação das comissões de inquérito tiveram consequências desastrosas para o país e para os portugueses, nomeadamente por porem em causa “as responsabilidades dos decisores públicos e políticos que, por acção ou omissão, contribuíram para esse desfecho desastroso para a economia portuguesa e para o crédito dos políticos e dos empresários que dominaram o Poder político”. Duarte Marques defende que “com a criação das Comissões de Inquérito o Parlamento português reforçou a sua credibilidade e procurou garantir que não se repetissem determinadas situações através da apresentação de propostas, alterações e mudanças de conduta “criminosas” que ficaram evidentes após cada Comissão”.
Ao longo das suas crónicas Duarte Marques vai relatar na primeira pessoa como obteve alguns dos elementos de prova mais decisivos, como aprendeu os segredos de determinados casos, as peripécias que marcaram algumas das audições mas também alguns detalhes que foram ditos à porta fechada e que hoje já é possível revelar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo