O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela (PSD), salienta que o orçamento municipal para 2022 é o “primeiro de um novo ciclo que se inicia” e que o mesmo será, “seguramente, alvo de revisão em alta, fruto da incorporação, entre outros, dos valores do saldo de gerência do ano em curso, superior a três milhões de euros”, bem como do “reforço de verbas provenientes dos fundos comunitários e de um eventual financiamento bancário”.
A Assembleia Municipal de Mação aprovou, com os votos favoráveis do PSD e de dois eleitos do PS e abstenção de 7 dos 9 autarcas do PS, um orçamento de 12,8 milhões de euros para 2022, uma redução de 6.5% face à verba de 2021 (13,7 milhões de euros).
São seis as grandes áreas estratégicas com destaque no plano plurianual de investimentos, nomeadamente a Acção Social e Saúde (com uma dotação de 340 mil euros), Educação (496 mil euros), Floresta (900 mil euros), Cultura (472 mil euros), Desporto, Recreio e Lazer (1,2 milhões de euros) e Turismo (143 mil euros).
No que respeita à Acção Social e Saúde, áreas que o presidente da Câmara de Mação considera de “importância extrema” e em que se vai consubstanciar a assunção das transferências de competências, são destacadas duas prioridades: a procura de solução para a carência de lugares da creche e a implementação da Estratégia Local de Habitação, aliada à reavaliação e reforço dos apoios sociais existentes.
Nas áreas da Educação, onde a descentralização de competências será também uma realidade, e da Cultura, está prevista a oferta de livros e cadernos de actividades, a requalificação da escola sede e do pavilhão municipal, a criação do Núcleo Museológico de Envendos, a efectivação do Arquivo Municipal, reabilitação do piso térreo do Museu Municipal e a elaboração da Monografia e da Carta Cultural do concelho de Mação.
No Turismo, o foco é a reabilitação da Praia Fluvial de Ortiga, a edificação de uma zona de ‘bungalows’ e autocaravanas nas praias fluviais de Carvoeiro e de Cardigos, bem como a construção de uma zona de lazer em Barca da Amieira.
Últimas
Edição Semanal. Comerciantes voltam a sorrir com o 13 de Maio em Fátima
Proprietários de lojas de venda de artigos religiosos não esconderam a satisfação pelo regresso da grande peregrinação do 13 de Maio a Fátima. A reportagem de O MIRANTE testemunhou a alegria dos lojistas que assumem que os primeiros dias de Maio são um balão de oxigénio para compensar os meses onde o negócio é pouco ou nenhum.
Vila Franca suspende PDM para permitir construção de cais de contentores na Castanheira
Nova infraestrutura deverá movimentar 10 mil contentores de 20 pés no primeiro ano e quase 50 mil no final da concessão de trinta anos. Navegabilidade será feita consoante as marés por causa do assoreamento do rio. Vila Franca de Xira suspendeu PDM para permitir o avanço da construção.
Diogo Gomes lidera Conselho de Profissão da Secção Sul da Ordem dos Engenheiros Técnicos
Dirigente é também vereador da Câmara Municipal de Santarém Diogo Gomes, actualmente vereador da Câmara de Santarém, foi escolhido pelo Conselho Directivo da Secção Regional do Sul para o cargo de presidente do Conselho da Profissão. Trata-se de um órgão que tem como missão zelar pelo cumprimento do código deontológico dos engenheiros técnicos e emitir…
Tribunal da Concorrência será mais rápido se advogados escreverem menos e testemunhos forem limitados
O presidente da Comarca de Santarém, que abrange o distrito, e do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, de competência nacional, critica as peças processuais extensas e pouco claras remetidas a este tribunal, lamentando a cultura de prolixidade na justiça. Luís Miguel Caldas mesmo sabendo ser um tema polémico defende também que, em colaboração com os advogados, se deve limitar o tempo dos depoimentos das testemunhas. Medidas que, sugere, tornariam o tribunal mais rápido e com menos custos.