Política | 22-04-2022 09:59

Ourém reduz dívida a terceiros para mínimos de duas décadas 

Ourém reduz dívida a terceiros para mínimos de duas décadas 

Presidente do município, Luís Albuquerque (PSD), realçou também o resultado líquido positivo das contas da autarquia no último ano. A oposição faltou à reunião de aprovação das contas.

A Câmara Municipal de Ourém terminou 2021 com a menor dívida a terceiros em quase duas décadas, anunciou a autarquia gerida por uma coligação PSD/CDS, adiantando que o prazo médio de pagamento passou a ser de 19 dias. “As dívidas a terceiros situaram-se num valor na ordem dos 6,4 milhões de euros, o que representa o valor mais baixo do período comparado (2002-2021)”, referiu o município.

A prestação de contas e relatório de gestão do município de 2021 foram aprovados por unanimidade pelos eleitos da coligação PSD/CDS. A única vereadora do PS, Cília Seixo, esteve ausente da reunião e não se fez substituir.

Na mesma nota de imprensa, a autarquia adiantou que “o investimento total, directo e indirecto, cifra-se em 14,1 milhões de euros, valor que representa um aumento próximo dos 532,5 mil euros face a 2020 e mais 7,7 milhões de euros comparando com 2019”.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (PSD), apontou os investimentos no Castelo, no Teatro Municipal ou no Jardim Le Pléssis-Trevise, reconhecendo que estes serão os “mais relevantes”.

O autarca realçou também o resultado líquido do exercício, que foi positivo em cerca de 95 mil euros, “invertendo os dois milhões de euros negativos apurados no ano anterior”. “Uma câmara não existe para gerar lucro, mas é relevante este dado”, considerou.

O presidente da Câmara de Ourém adiantou que as contas de 2021 ainda reflectem o impacto da pandemia de Covid-19, face à necessidade de “acudir a situações que foram aparecendo, de famílias, empresas, instituições e associações”. Neste âmbito, salientou a campanha 10.001 noites, destinada a dinamizar o sector da hotelaria e da restauração do concelho. A iniciativa, que termina no dia 30 de Abril, oferece ainda uma noite extra ao efectuar-se a reserva de uma ou mais noites num alojamento do concelho.

2022 com queda de receitas do Orçamento de Estado

Quanto a 2022, Luís Albuquerque manifestou preocupação com a “drástica diminuição das receitas do Orçamento do Estado”. Segundo o autarca, a diminuição prevista é de 1,2 milhões de euros comparativamente a 2021, quando o valor arrecadado foi de cerca de 14,2 milhões de euros. O orçamento da Câmara de Ourém em 2021 foi de 48,7 milhões de euros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo