Política | 25-01-2022 18:00

Requalificação do Cine-teatro São Pedro vai novamente a concurso

Requalificação do Cine-teatro São Pedro vai novamente a concurso

Terceiro procedimento deve ser lançado ainda este mês de Janeiro, disse o presidente da Câmara de Abrantes. Anteriores concursos não tiveram propostas válidas.

A empreitada para a requalificação do Cine-teatro São Pedro, em Abrantes, vai ser novamente lançada a concurso durante o corrente mês de Janeiro. A garantia foi dada pelo presidente do município, Manuel Valamatos, em sessão camarária. A Câmara de Abrantes tinha aprovado, em Agosto de 2021, a abertura de um procedimento concursal para as obras de reabilitação e ampliação do edifício que não recolheu propostas válidas.
Os concorrentes foram excluídos por terem apresentado valores superiores ao preço base estabelecido no caderno de encargos (1.799.580 euros) para um prazo de execução previsto de 540 dias. O município foi obrigado a rever o valor em alta e abriu novo procedimento concursal. Em Dezembro do ano passado a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro aprovou um apoio à obra num valor de aproximadamente 1,4 milhões de euros.
A Câmara de Abrantes comprou, em Dezembro de 2019, o edifício do Cine-teatro São Pedro por 470 mil euros colocando um ponto final nas divergências com a Sociedade Iniciativas de Abrantes, proprietária do imóvel, que vinham do tempo em que era presidente do município Maria do Céu Antunes. A empreitada de restauro, reabilitação, remodelação e ampliação do edifício foi aprovada a 27 de Abril de 2021, assim como a abertura do primeiro procedimento. Estava previsto que a obra arrancasse em seis meses, o que não aconteceu.
Segundo o presidente do município, o edifício necessita de uma intervenção profunda tendo em conta o estado de degradação. Manuel Valamatos explicou na altura que a autarquia adquiriu uma parcela de terreno da paróquia para permitir outras acções. “Vamos ficar com um espaço muito maior para eventos no exterior e também cargas e descargas”, reforçou na altura. O palco vai também ser aumentado, a régie é transferida para o balcão, onde deixa de existir lugares sentados e o sistema de aquecimento da sala passará a estar debaixo das cadeiras.
O Cine Teatro de S. Pedro é uma obra da autoria do arquitecto Ruy Jervis d’Athouguia e foi inaugurado a 19 de Fevereiro de 1949 pela Iniciativas de Abrantes. A Câmara de Abrantes assumiu a gestão e utilização do espaço em 1999 por um período de 19 anos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo