A Assembleia Municipal de Sardoal aprovou, com os votos favoráveis da maioria PSD e os votos contra do PS, um orçamento de 11 milhões de euros (ME) para 2022, uma redução de 10% face a 2021 (12 ME). Com cerca de um milhão de euros a menos relativamente ao ano anterior, o orçamento para 2022 não deixa de ser um documento “de rigor”, diz o presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges (PSD), sublinhando que o orçamento “não é algo fechado e que pode necessitar de revisões mediante os avisos que abrirem para candidaturas no âmbito dos fundos comunitários”.
Na assembleia municipal os eleitos do PS votaram contra, tal como fizeram na votação na câmara, tendo criticado a falta de uma “visão estratégica” e uma governação de “navegar à vista” e alertado para a “praticamente inexistente liquidez financeira” de um município que, afirmaram, “depende quase exclusivamente das transferências da Administração Central, numa percentagem superior a 95%”.
Na apresentação das linhas gerais dos documentos previsionais, Miguel Borges destacou um conjunto de empreitadas que vão começar ou terminar em 2022, como a requalificação do parque escolar, a segunda parte da implementação do Centro de Interpretação da Semana Santa, a requalificação do Externato Rainha Santa Isabel para biblioteca municipal, o parque de autocaravanas, a pavimentação de arruamentos no concelho e no Parque Empresarial, a par da implementação de um centro de cycling.
O autarca realçou também a construção de um edifício para funcionar como creche municipal, a criação de um Orçamento Participativo Jovem, as comemorações dos 25 anos da Biblioteca Municipal e a continuidade do Encontro Internacional de Piano, a par da dinamização de percursos pedestres.
Referindo como “prioridade” a reparação de infra-estruturas afectadas pela tempestade Elsa em Dezembro de 2019, o autarca apontou ainda os melhoramentos nos cemitérios de Cabeça das Mós e Andreus, a requalificação dos prédios da Tapada da Torre e a reparação da estrada do Brescovo como empreitadas inscritas no Orçamento Municipal. No plano económico referiu a empreitada do Parque de Negócios de Andreus, que albergará 10 empresas, num investimento na ordem de um milhão de euros.
Últimas
Euterpe Alhandrense tem de pagar 145 mil euros pela morte de jovem nas piscinas
Supremo Tribunal de Justiça alterou decisões das duas instâncias anteriores no caso da morte de um jovem nas piscinas geridas pela Sociedade Euterpe Alhandrense em Agosto de 2017. Colectividade vai ter de pagar 145 mil euros, que constitui um rombo significativo nas suas finanças. Pais do jovem falecido já tinham recebido 28 mil euros da seguradora.
Petição exige que Renova devolva à população a nascente do rio Almonda
Nove centenas de pessoas subscreveram o abaixo-assinado que propõe a requalificação e livre acesso à nascente do rio. O documento foi entregue na Assembleia Municipal de Torres Novas. Peticionários insurgem-se contra a Renova por impedir o acesso à nascente e pedem acção à câmara municipal.
Ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros arrasa solução Montijo para novo aeroporto
Parlamento ouviu durante mais de três horas várias entidades sobre o concurso público para a avaliação ambiental estratégica sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa e restaram poucas dúvidas que a solução Alcochete é o caminho a seguir. Líder de plataforma cívica acusa o processo de ser uma fraude. Ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros fala num aeroporto “metido a martelo” num espaço sem condições.
Autarca tetraplégico renuncia ao mandato por se considerar discriminado
Eduardo Jorge diz-se impossibilitado de efectuar o seu trabalho no executivo da Junta de Freguesia de Alvega e Concavada, em Abrantes, alegando não ser permitida a permanência das suas assistentes pessoais nas instalações da autarquia. A tesoureira da junta desmente as acusações.
Criança de três anos vivia com mãe e avó em casa insalubre de São João dos Montes
As duas mulheres ocuparam ilegalmente uma casa em São João dos Montes, Alhandra, e a forma insalubre como viviam foi descoberta pelas autoridades judiciais quando formalizaram a desocupação na manhã de quarta-feira, 22 de Junho. Situação ainda não foi comunicada à Comissão de Protecção de Menores.
Caixa da Chamusca parece “um barco à deriva”
A Caixa Agrícola da Chamusca vive momentos difíceis com o despedimento de uma boa parte dos seus funcionários depois do fecho das delegações da Parreira, Carregueira e Azinhaga. O MIRANTE soube de fonte bem informada que a Caixa está sem gerente e que a direcção prepara uma rescisão amigável com João Carlos Silva, antigo gerente, a quem nos últimos tempos foram retirados poderes, embora sem lhe poderem baixar o vencimento.
“O que se passa no rio Nabão é um caso de polícia”
Hugo Costa, 38 anos, é presidente na Assembleia Municipal de Tomar, deputado na Assembleia da República e líder distrital de Santarém do Partido Socialista. Para trás deixou uma carreira profissional, primeiro ligada à consultoria, depois à banca, acabando na área da energia e ambiente. Foi adjunto da actual presidente da Câmara de Tomar e não coloca fora de hipótese exercer o cargo no futuro. A despoluição do rio Nabão e a regionalização são dois assuntos que o preocupam e que defende com “unhas e dentes”.
Etelvina Gaudência e Zita Freire
Etelvina Gaudência é uma mulher cheia de virtudes e de vivências que O MIRANTE já registou numa rubrica publicada em Abril de 2021. A ideia de que as mulheres não nasceram para líderes está a ser desmentida todos os dias por pessoas como Zita Freire, dona e gestora do Mosteiro dos Leitões.
Politécnico de Tomar quer ser exemplo de igualdade, inclusão e diversidade
Nos próximos três anos o Instituto Politécnico de Tomar vai implementar o Plano de Igualdade de Género, Inclusão e Diversidade, que assenta em valores como o respeito e a valorização do que une e diferencia a comunidade académica. Instituição recebeu profissionais de 15 universidades europeias para debater o assunto.
Ex-comandante da GNR de Alpiarça pode enfrentar mais uma pena de prisão
Sérgio Malacão está a cumprir oito anos de prisão a que foi condenado em 2018 por dez crimes, entre os quais abuso de poder e corrupção passiva para acto lícito. Agora o Ministério Público pede que seja condenado em prisão efectiva por buscas ilegais num consultório médico em Alpiarça.
Galeria de Fotos. Primeiro ensaio de arroz produzido com rega gota-a-gota
A Magos Irrigation Systems, a Orivárzea e a Rivulis, contando com a validação científica do Instituto Superior de Agronomia e com os parceiros Timac Agro, Lusosem, Syngenta e TerraPro apresentaram esta quinta-feira, dia 23, no concelho de Benavente, o ponto de situação do primeiro ensaio em Portugal de arroz produzido com rega gota-a-gota.
Evoé Gustavo Petro
O continente latino-americano está mudando e é pela grande quantidade de informação disponível para milhões de pessoas que isso está acontecendo. Hoje em dia, mesmo os mais pobres sabem da importância da informação e estão mais informatizados do que se esperava. Com isso cresceu muito o número de pessoas que aprenderam a cotejar informações e conhecimentos e desenvolveram o seu próprio senso crítico.
Apodrecer ao sol
Portugal precisa urgentemente de organização, racionalidade e bom senso que é precisamente aquilo que, por cá, não existe. E, sobretudo, de valorizar aqueles que são melhores do que nós, porque não é promovendo os medíocres e odiando o mérito que os países conseguem progredir, desenvolver-se e ultrapassar os seus problemas.
Sopa da Pedra reconhecida pela União Europeia no dia da cidade de Almeirim
No dia em que Almeirim fez 31 anos de cidade, a que foi elevada em 1991, o concelho recebeu a prenda de ter o seu primeiro produto certificado pela União Europeia, sendo também o segundo produto gastronómico a nível nacional a ser reconhecido pela Europa. No próximo ano as caralhotas devem também ser classificadas como Indicação Geográfica Protegida, seguindo o melão de Almeirim.