Política | 02-05-2022 17:59

Torres Novas recorda presos políticos que combateram a ditadura

Militantes anti-fascistas foram evocados na sessão do 25 de Abril em Torres Novas. FOTO – CM Torres Novas

Sessão solene evocativa do 25 de Abril prestou tributo aos presos políticos torrejanos. Presidente da câmara enumerou um conjunto de medidas que o executivo quer desenvolver para melhorar as condições de vida da população.

José Ribeiro Sineiro era um jovem electricista quando a 17 de Março de 1960 foi preso por “actividades subversivas” contra o regime de Salazar tendo recolhido à prisão do Aljube. Foi ainda transferido no mesmo ano para Caxias, sendo no fim do ano julgado e condenado a pena de dois anos de prisão maior. José Ribeiro Sineiro, que acabou por sair da prisão apenas cinco anos depois, tem sido um “incansável lutador” pela liberdade e foi um dos fundadores da Associação de Defesa do Património de Torres Novas.
O combatente anti-fascista foi um dos antigos presos políticos torrejanos evocado na sessão solene das comemorações do 25 de Abril em Torres Novas, que decorreram na Praça 5 de Outubro, onde várias dezenas de pessoas assistiram aos discursos dos eleitos na assembleia municipal. A abertura da sessão solene, que teve tradução em Língua Gestual Portuguesa, envolveu a actuação da Banda Operária Torrejana.
José Trincão Marques, presidente da Assembleia Municipal de Torres Novas, decidiu prestar homenagem aos torrejanos que foram presos pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) durante a ditadura. O autarca relembrou os tempos de criança e uma visita que fez ao forte de Peniche, acompanhado por José Ribeiro Sineiro, presente na plateia, que lhe mostrou a cela onde esteve encarcerado depois de ter sido preso.
Pedro Ferreira, presidente do município, também exaltou os valores da liberdade, sublinhando que uma das grandes conquistas de Abril foi a autonomia do poder local. O autarca socialista revelou que o actual mandato vai incidir numa estratégia de desenvolvimento local e económico responsável e assente em corrigir alguns aspectos que precisam de ser melhorados. Entre eles estão a valorização do centro histórico, a atracção de empresas e a melhoria da rede escolar e dos serviços de saúde.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo