Saúde | 15-08-2019 18:00

Hospitalização domiciliária do Médio Tejo faz 850 visitas

Hospitalização domiciliária do Médio Tejo faz 850 visitas
SAÚDE

Equipa do Centro Hospitalar do Médio Tejo presta cuidados de saúde a 71 doentes que recuperam em casa em vez de estarem numa cama de hospital.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) percorreu mais de 26.800 quilómetros e realizou mais de 850 visitas no primeiro semestre de actividade. São 71 os utentes internados no âmbito deste programa, em que as pessoas recebem cuidados médicos e de enfermagem em casa. 34 são homens e 37 mulheres. O concelho que tem mais utentes com este serviço é o de Abrantes, com 27 doentes, seguindo-se Torres Novas com onze. Os restantes são: Entroncamento (8), Constância (6), Mação (6), Tomar (5), Sardoal (4), Vila Nova da Barquinha (3) e Gavião (1).

No mês de Julho não só se aumentou o número de aderentes ao serviço, como foi admitido o doente mais jovem, com 19 anos, residente em Ponte-de-Sor, o local mais longe que esta equipa se deslocou. A equipa saiu do limite dos trinta quilómetros em que actua, mas manteve os cerca de trinta minutos de tempo de deslocação. A equipa de hospitalização domiciliária do CHMT é constituída por um médico, três enfermeiros (a tempo inteiro), uma assistente social e uma farmacêutica. Conta também com a colaboração de assistentes técnicos e assistentes operacionais.

A unidade funciona 24 horas por dia, durante 365 dias por ano, e garante o mesmo nível de qualidade e segurança na prestação de cuidados ao doente que o internamento convencional, refere o CHMT. O programa de hospitalização domiciliária no Médio Tejo arrancou em Dezembro do ano passado e foi o primeiro na região. A instalação do serviço foi possível devido à libertação de espaço conseguido com a abertura do Hospital de Dia de Medicina Interna, no piso 10 do Hospital de Abrantes.

Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas geograficamente entre si por cerca de 30 km, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 255 mil habitantes de 12 concelhos do Médio Tejo e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor, ambos no distrito de Portalegre.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo