Saúde | 03-08-2020 12:30

Apneia do sono

Apneia do sono
OPINIÃO
foto DR

A Apneia do Sono é uma patologia em que o doente deixa, por momentos, de respirar durante a noite podendo trazer complicações cardíacas ou até mesmo a morte.

Rita Monteiro Cotrim, Médica Dentista Generalista e Implantologista na Clínica Dentária – Denticare em Santarém, é a pioneira no Distrito de Santarém na confecção de um aparelho inovador para o tratamento da Apneia do Sono. Deu início a este projecto, em equipa com Gustavo Reis, Médico Pneumologista, há seis anos e os resultados são surpreendentes.


A Apneia do Sono é uma patologia em que o doente deixa, por momentos, de respirar durante a noite podendo trazer complicações cardíacas ou até mesmo a morte. Os doentes que sofrem desta patologia teriam de recorrer e dormir com um CPAP – máscara de grandes dimensões que promove pressão contínua de ar, desobstruindo as vias aéreas durante todo o período do sono.
Porém, como alternativa mais cómoda e prática surge o DAM – Dispositivo de Avanço Mandibular, que é um aparelho oral de menores dimensões, mais cómodo e fácil de transportar, tornando mais fácil a adesão e habituação dos doentes. O DAM requer, sempre, prescrição por parte de um Médico Pneumologista que encaminhará o doente que tiver indicação clínica para o uso deste tipo de dispositivos.


A Apneia do Sono é, segundo Rita Monteiro Cotrim “uma patologia que merece especial atenção, uma vez que é um problema silencioso, com consequências graves e que abrange pessoas de ambos os sexos, transversal a todas as faixas etárias”.
Como a aceitação do CPAP (máscara) por parte dos doentes nem sempre é a melhor, o DAM (dispositivo oral) é uma alternativa inovadora cada vez mais requisitada a fim de melhorar a qualidade de vida dos doentes.


A constante evolução da Medicina e da Ciência é a chave para o sucesso no que toca ao tratamento eficaz das pessoas atingidas por esta patologia, cabendo aos profissionais de saúde acompanhar esta constante evolução a fim de devolver a saúde e o conforto a quem, de alguma forma, os perdeu.


Na Clínica Denticare encontrará uma equipa médica preparada para o ajudar e tratar, segundo os mais elevados padrões de qualidade e com resultados comprovados.
Dr. Diogo Baptista, Director da
Clínica Denticare
Dr.ª Rita M. Cotrim.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo