CUF assinala mês de prevenção do cancro da mama com avaliações gratuitas
Avaliações permitem ajudar a mulher a perceber o seu risco de desenvolver cancro da mama e as medidas de prevenção a adoptar para o prevenir.
A CUF Oncologia assinala o mês de prevenção do cancro da mama com o mote: “Avalie o seu risco de Cancro da Mama”, disponibilizando até 30 de Outubro, em nove unidades CUF, entre as quais o Hospital CUF Santarém, avaliações gratuitas de diagnóstico precoce com especialistas em cancro da mama.
A acção é dirigida sobretudo a mulheres a partir dos 35 anos que ainda não têm sintomas ou alterações. As avaliações permitem ajudar a mulher a perceber o seu risco de desenvolver cancro da mama e as medidas de prevenção a adoptar para o prevenir. Estão também disponíveis avaliações gratuitas para homens que tenham suspeita de alguma alteração mamária significativa.
A taxa de sobrevivência ao cancro da mama é elevada quando a doença é detectada atempadamente. Carlos Rodrigues, coordenador da Unidade da Mama no Hospital CUF Santarém, destaca por isso a importância do diagnóstico precoce, de tumores pequenos, iniciais, como “crucial para garantir melhores taxas de cura”.
De acordo com o clínico, todas as mulheres, em especial após os 35 anos de idade, devem realizar mensalmente, após o final da menstruação, o auto-exame da mama, procurando sinais de alerta como nódulos, alterações da coloração da pele, inversão mamilar recente, retracção cutânea ou saída de líquido pelo mamilo.
A acção de diagnóstico precoce é gratuita, de inscrição obrigatória e limitada às vagas disponíveis. Os interessados podem inscrever-se através do número 800 100 077 e podem consultar todas as informações sobre a campanha no site da CUF.