Saúde | 12-10-2020 10:20

CUF assinala mês de prevenção do cancro da mama com avaliações gratuitas

CUF assinala mês de prevenção do cancro da mama com avaliações gratuitas
Carlos Rodrigues, coordenador da Unidade da Mama no Hospital CUF Santarém

Avaliações permitem ajudar a mulher a perceber o seu risco de desenvolver cancro da mama e as medidas de prevenção a adoptar para o prevenir.

A CUF Oncologia assinala o mês de prevenção do cancro da mama com o mote: “Avalie o seu risco de Cancro da Mama”, disponibilizando até 30 de Outubro, em nove unidades CUF, entre as quais o Hospital CUF Santarém, avaliações gratuitas de diagnóstico precoce com especialistas em cancro da mama.

A acção é dirigida sobretudo a mulheres a partir dos 35 anos que ainda não têm sintomas ou alterações. As avaliações permitem ajudar a mulher a perceber o seu risco de desenvolver cancro da mama e as medidas de prevenção a adoptar para o prevenir. Estão também disponíveis avaliações gratuitas para homens que tenham suspeita de alguma alteração mamária significativa.

A taxa de sobrevivência ao cancro da mama é elevada quando a doença é detectada atempadamente. Carlos Rodrigues, coordenador da Unidade da Mama no Hospital CUF Santarém, destaca por isso a importância do diagnóstico precoce, de tumores pequenos, iniciais, como “crucial para garantir melhores taxas de cura”.

De acordo com o clínico, todas as mulheres, em especial após os 35 anos de idade, devem realizar mensalmente, após o final da menstruação, o auto-exame da mama, procurando sinais de alerta como nódulos, alterações da coloração da pele, inversão mamilar recente, retracção cutânea ou saída de líquido pelo mamilo.

A acção de diagnóstico precoce é gratuita, de inscrição obrigatória e limitada às vagas disponíveis. Os interessados podem inscrever-se através do número 800 100 077 e podem consultar todas as informações sobre a campanha no site da CUF.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo