Saúde | 26-10-2020 16:02

Urgência da maternidade de Santarém retoma serviço

Urgência da maternidade de Santarém retoma serviço

Os sete anestesistas testaram negativo ao novo coronavírus e regressaram ao trabalho.

A urgência da Maternidade do Hospital Distrital de Santarém (HDS) retomou o funcionamento normal esta segunda-feira, 26 de Outubro. Os testes realizados no domingo a sete anestesistas que tinham estado em contacto com uma colega infectada, tiveram resultado negativo, podendo regressar ao trabalho, permitindo que se realizem as cirurgias programadas.

De recordar que HDS anunciou no domingo ter solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) o encaminhamento de grávidas urgentes para outros hospitais, depois de no sábado ter sido conhecido o resultado positivo do teste realizado a uma médica anestesista.

A presidente da administração do HDS, Ana Infante, afirmou que, na sequência do surto iniciado há uma semana no serviço de Medicina Não-Covid, o HDS tem neste momento 45 profissionais infectados e 64 em isolamento.

Os profissionais que já fizeram os 10 dias de doença e já estão curados ou os 14 dias de quarentena, estão a regressar gradualmente ao trabalho.

Em comunicado, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou a situação no hospital de Santarém “grave” e “inadmissível a tentativa de desvalorização por parte da administração”. O sindicato afirma ser “inaceitável” que a administração do HDS não se tenha preparado para uma “segunda onda da pandemia, já esperada", sublinhando que “os enfermeiros alertaram durante o Verão para a escassez" de profissionais, o "elevado número de horas extraordinárias e exaustão das equipas”.

Para o sindicato, a situação no HDS demonstra que “todos os profissionais estão na linha da frente do combate à pandemia e não apenas aqueles poucos que o Governo decide para poupar no prémio e no subsídio de risco”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo