Saúde | 11-10-2021 17:47

Doentes internados no estacionamento do Hospital de VFX choca Ordem dos Médicos

Doentes internados no estacionamento do Hospital de VFX choca Ordem dos Médicos

Ordem dos Médicos e Sindicato Independente dos Médicos quiseram ver e sentir na pele quão pior está o Hospital de Vila Franca de Xira desde que passou para a gestão do Estado e ficaram quase sem palavras à saída. O maior choque foi verem doentes acamados no espaço que servia de parque de estacionamento.

O Hospital de Vila Franca de Xira está a funcionar pior desde que está a ser gerido pelo Estado e já tem doentes internados numa das zonas do parque de estacionamento, situação que deixou chocados os representantes da Ordem dos Médicos (OM) e do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) que visitaram o espaço na manhã de segunda-feira, 11 de Outubro.

Também a zona dos testes covid está a ser feita num contentor situado num parque de estacionamento subterrâneo. “Nos últimos 6 meses começámos a ter pedidos de escusa de responsabilidade por parte dos médicos e relatos de situações de insuficiência de serviços e escalas a que não estávamos habituados a ver neste hospital. Esta visita deixou-nos muito preocupados”, lamentou Alexandre Valentim Lourenço da secção sul da OM. O dirigente diz-se preocupado por ter visto “muitos doentes internados na garagem do hospital” e onde as condições são “penosas” para quem lá está internado e trabalha. “A garagem foi transformada no tempo da Covid mas como continua a ser necessária por falta de camas continua em funcionamento”, critica.

O Hospital não nega o internamento de doentes no parque de estacionamento contíguo ao serviço de urgência devido a “constrangimentos de espaço e dificuldades de gestão de camas” e que o conselho de administração está a tentar requalificar o espaço. “Em articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e com a empresa gestora do edifício estão a ser tomadas medidas de forma a melhorar as condições de segurança clínica, quer para os profissionais de saúde quer para os doentes desse espaço de internamento para dignificar o atendimento prestado aos doentes”, explica a unidade de saúde a O MIRANTE.

* Notícia desenvolvida na próxima edição semanal e impressa de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...