Saúde | 05-07-2024 16:04

Equipamento para preparar quimioterapia em Santarém avariado há 10 meses

Equipamento para preparar quimioterapia em Santarém avariado há 10 meses

Tratamentos dos doentes oncológicos do Hospital de Santarém estão a ser preparados no Hospital de Torres Novas.

A câmara de fluxo laminar do Hospital de Santarém, imprescindível para a preparação dos tratamentos de quimioterapia para doentes oncológicos continua avariada, há quase um ano, e não há uma previsão de quando é que a situação será resolvida. Desde Setembro do ano passado que o hospital está a utilizar o equipamento do Hospital de Torres Novas, para onde se deslocam os profissionais do Hospital de Santarém semanalmente para preparar as quimioterapias.

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, questionado por O MIRANTE, refere que a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, à qual pertence o Hospital de Torres Novas, “tem demonstrado total colaboração”. Realça ainda que tem-se conseguido minimizar o impacto para os utentes, sem constrangimentos de ordem clínica, com o esforço e empenho de todos os profissionais da ULS da Lezíria.

O equipamento é um dos que está nos projectos de investimento que constam do Plano de Desenvolvimento Organizacional 2024-2026 da ULS da Lezíria, mas que “aguarda a aprovação da tutela para que possa ser aberto o concurso público para a sua reparação. Além da câmara de fluxo laminar um grupo de trabalho está a desenvolver um projecto técnico inerente à requalificação do Serviço Farmacêutico e à requalificação da Unidade de Preparação Centralizada de Citotóxicos.

Hospital de Santarém atende diariamente entre 30 a 40 doentes oncológicos. Em 2023 foram seguidos em tratamento 2.686 doentes oncológicos. Em Janeiro a administração do Hospital de Santarém garantia que os profissionais se deslocam a Torres Novas em viatura do hospital com motorista e recebem horas extraordinárias.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo