Doentes com cataratas vão ter apoio especializado em Mação
Cerimónia de assinatura de protocolo na especialidade de oftalmologia vai ser assinado a 24 de Outubro em Mação-
A Câmara Municipal de Mação vai assinar um protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho (FAC) que visa proporcionar à população do concelho uma mais rápida e eficaz resposta relativamente à especialidade médica de Oftalmologia – operação às cataratas. A cerimónia protocolar decorre a 24 de Outubro, quinta-feira, às 11h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Os doentes do concelho com cataratas a necessitar de intervenção cirúrgica são selecionados pela Fundação, em articulação com os médicos do Centro de Saúde de Mação/Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, segundo critérios de prioridade clínica e social, de entre os doentes inscritos nesse centro de saúde. O protocolo assenta em duas considerações principais: a Câmara Municipal de Mação tem entre as demais competências, a promoção do bem-estar da sua população nos vários domínios; a missão social da FAC prevê a assistência médica a doentes do Interior do País, com doenças crónicas, como é o caso das cataratas.
O custo total por operação e doente tem o valor de 1.100 euros (mil e cem euros). Os custos dos cuidados de saúde prestados aos doentes incluídos no programa assistencial são suportados em 50% pela FAC e em 50% pela Câmara Municipal de Mação. O município disponibiliza, ainda, o transporte dos doentes para a clínica, em conformidade com os planos de consulta e operatórios previamente acordados.