Alenquer e Carregado com rastreio ao cancro da mama a partir de 5 de Fevereiro
Liga Portuguesa Contra o Cancro leva a cabo momentos de despistagem para mulheres entre os 50 e os 69 anos, através da unidade móvel de rastreio.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), vai lançar dois novos momentos de rastreio gratuito do cancro de mama no Município de Alenquer. O rastreio estará disponível na unidade móvel da LPCC, de 5 de Fevereiro a 11 de Março, de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
De 5 a 13 de Fevereiro a unidade móvel vai estar no Carregado, junto à Biblioteca Municipal, na Rua da Liberdade. De 14 de Fevereiro a 11 de Março vai estar em Alenquer, junto ao Centro de Saúde.
As mulheres do município, elegíveis para o rastreio (50-69 anos), vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.
Os requisitos de elegibilidade para a realização da despistagem são nunca ter tido cancro da mama nem ter alterações na mama, não ter próteses mamárias e nunca ter realizado mastectomia. É aconselhado às mulheres realizarem este tipo de rastreio de dois em dois anos.
Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias só na região Sul de Portugal desde o início do Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em 1997.
De acordo com um inquérito lançado pela LPCC-NRS em 2023, 98,8% das utentes do rastreio do cancro da mama sentiram-se satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço prestado.