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Arábia Saudita é “reino de oportunidades” para empresas da região

Arábia Saudita é “reino de oportunidades” para empresas da região

A Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant e a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal promoveram, no dia 17 de Setembro, no Santarém Hotel, em Santarém, a sessão de apresentação dos mercados e oportunidades de negócio da Arábia Saudita. Coube a Carlos Lopes de Sousa, da Direcção da Nersant, a abertura da sessão, com uma palavra de incentivo às empresas presentes: “temos que apostar na procura de novos mercados”, afirmou, dando como exemplo as acções que a Nersant tem vindo a realizar para os mercados de Angola, Roménia, Tunísia e Líbia e em particular a missão à Tunísia e à Líbia que a associação está a preparar de 29 de Outubro a 5 de Novembro.Os mercados e oportunidades de negócio da Arábia Saudita foram dados a conhecer por Carlos Julião, da AICEP, que explicou a sua economia, as relações económicas com Portugal, relações internacionais e regionais e condições legais de acesso ao mercado. A Arábia Saudita é definida por Carlos Julião como “um reino de oportunidades por descobrir”, uma vez que possui um mercado bastante aberto “a todos os serviços e ofertas”. De facto, revelou, os sauditas são um povo “com forte propensão para o consumo”: com uma população extremamente jovem – “70 por cento terá até 30 anos de idade” –, condicionada pela ausência de actividades culturais, o seu principal divertimento são os centros comerciais, que, para além de frescos, contêm áreas âncora como supermercados, áreas de animação e restauração. Para além disso, reforçou, são populações com um poder económico bastante elevado. Por este motivo, os centros comerciais sauditas, concluiu, tem “tendência para ser ultramodernos e com produtos internacionais de luxo”.Na sessão foram ainda enumerados alguns entraves à entrada de empresas na Arábia Saudita, como por exemplo, a concorrência de parceiros tradicionais estrangeiros, como a Alemanha, Itália, França, Espanha e Turquia, e ainda a falta de informação qualificada sobre parceiros locais.Filipe Félix do Millenium BCP e Filipe Leitão de Sousa, da Sociedade de Advogados Leitão de Sousa, deram o seu testemunho como entidades portuguesas com parcerias na Arábia Saudita, explicando, no primeiro caso, a forma de funcionamento do sistema financeiro saudita, e, no segundo, o sistema fiscal e contratual da Arábia Saudita.Ana Paula Silva, directora comercial da Globalmolde, empresa na indústria dos moldes e plásticos, deu o seu testemunho relativamente à entrada da sua empresa no mercado da Arábia Saudita. Classificando o mercado saudita como “apetecível”, Ana Paula Silva contou a sua experiência empresarial, começando por referir as inúmeras oportunidades que este país tem para oferecer no que diz respeito à indústria. Na opinião da directora comercial, é importante fazer uma abordagem personalista ao mercado e ajustar a oferta às empresas contactadas, sempre respeitando os ideais culturais e religiosos que os sauditas defendem. Apesar de ser um processo onde é necessária muita persistência e paciência, “concretizámos negócios, fidelizámos clientes”, concluiu Ana Paula Silva.
Arábia Saudita é “reino de oportunidades” para empresas da região

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