uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Nova missão empresarial da Nersant à Tunísia e Líbia

A Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant encontra-se a preparar mais uma missão empresarial ao mercado da Tunísia e Líbia, e que se realizará de 29 de Outubro a 5 de Novembro de 2009. Esta missão surge no seguimento da missão empresarial realizada à Tunísia em Novembro de 2008 e que permitiu a identificação de oportunidades de negócios para o mercado empresarial da região e da crescente importância do mercado Líbio nas relações comercias portuguesas.Esta missão, não sectorial, prevê a realização de reuniões institucionais, visitas técnicas e reuniões com empresas tunisinas e líbias, que sejam potenciais clientes, parceiros ou fornecedores. É parte integrante de um projecto de internacionalização no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação de PME (QREN), pelo que as PME participantes da Região de Santarém poderão beneficiar de um apoio a fundo perdido.A Tunísia com cerca de 10,2 milhões de habitantes é o país africano com a economia mais aberta ao exterior. O crescimento do PIB, de 6,3% em 2007, tem sido suportado pelo crescimento das exportações, nomeadamente para os países da União Europeia. Já no que respeita às importações, a França, Itália e a Alemanha ocupam os principais lugares no volume de importações para este país. Em 2007 as exportações de Portugal para a Tunísia, duplicaram, apresentando-se o vestuário, matérias têxteis, máquinas e aparelhos como os principais produtos exportados.A Líbia, por seu lado, apresenta-se como um dos mercados mais atractivos para as empresas portuguesas, uma vez que apresenta um crescimento franco com base num plano de desenvolvimento sustentado e dinâmico, o que tem originado excelentes oportunidades de negócio para as empresas portuguesas. A Líbia tem registado um crescimento económico de cerca de 8,0 por cento ao ano, sendo o valor das importações de 23,5 mil milhões de dólares (que registaram um aumento de 107 por cento, entre 2003 e 2007).Entre os principais produtos importados pela Líbia, destaque-se a sua grande dependência de maquinaria e equipamento, que representam quase metade do total (711 milhões de dólares) e, por outro lado, a necessidade de matérias diversas, como de produtos em alumínio (41 milhões de dólares), ferro e aço (85 milhões de dólares), cerâmicos (45,6 milhões de dólares), materiais plásticos (94,2 milhões de dólares) e matérias de borracha (32,3 milhões de dólares).

Mais Notícias

    A carregar...