DEZ SORRISOS PARA 2010 | 06-01-2010 16:19
Ter subsídio garantido no novo ano não é solução para problema do desemprego

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Benavente, coronel Joaquim Norte Jacinto, antevê um ano difícil para a população do concelho. “Os efeitos do desemprego estão a fazer sentir-se agora”, analisa o militar de carreira. O ano de 2009 não vai deixar muitas saudades até por causa da crise económica que se desenvolveu com repercussões na área social. “Muitas famílias que se viram sem emprego e sem rendimentos tiveram que pedir ajuda à Santa Casa”. É à Misericórdia que acorrem todos os dias trinta pessoas para assegurar uma refeição. “São pessoas na casa dos 30 ou 40 anos que ficam sem emprego e sem capacidade de garantir a sua própria alimentação”. A câmara municipal paga três euros por cada refeição. A diferença é suportada pela Misericórdia. Em 2009 não se lembra de nenhuma notícia que tenha gostado de ler, mas como é optimista por natureza espera que a situação melhore. “Faço votos de que as inteligências dos governantes sejam iluminadas de forma a garantir uma solução real e não fictícia para a crise. Espero que se arranje uma solução, mas o cidadão também tem que colaborar. Ter o subsídio garantido não é solução de futuro para ninguém”.Norte Jacinto espera que em 2010 se possa tratar o ambiente “não como uma forma de negócio”, mas como uma forma de evitar consequências más para as futuras gerações. Em termos sociais gostava que o Governo continuasse a apoiar as instituições. “De forma real e que não brincasse com isso”, diz o provedor que continua à espera do parecer favorável para o financiamento do novo lar da Maxuqueira, na Barrosa. O coronel Joaquim Norte Jacinto, 61 anos, está na reserva, mas continua a ter actividade a tempo inteiro como provedor. “Em termos pessoais quero cumprir o mandato para que fui empossado por mais três anos. Fico prejudicado do ponto de vista pessoal, mas acaba por ser bebéfico porque estou a dar tempo aos outros”. A mulher reformou-se este ano e Norte Jacinto, que tem um neto de seis anos, confessa que ambicionava ter mais tempo.
Mais Notícias
A carregar...
Edição Semanal
Galardão Empresa do Ano

Carnes Nobre tem mostrado grande capacidade de adaptação às novas tendências

A histórica Quinta da Atela renasceu e investe na produção de vinhos

Pensar sempre no que se pode fazer melhor do que aquilo que já se fez

ISLA Santarém é fundamental para a fixação de jovens e o desenvolvimento da região

Funcionar como o departamento de marketing de cada cliente

Luís Vilela tem feito crescer a DentINovas mesmo em momentos de crise

A importância de ter apoio de um profissional na compra ou venda de casa

A OGMA é uma referência na manutenção e manufactura aeroespacial

Asfertglobal conseguiu aumentar a produção e as exportações
Noticias Mais Vistas
1
Passeio ribeirinho de Alverca não vai a discussão pública
2
Festas ilegais em bairros sociais de VFX são dor de cabeça para polícia e moradores
3
Crematório de Almeirim passa do oito ao oitenta
4
Restaurante Oh!Vargas com um saboroso Março com pratos do dia e menu fixo
5
Parque da Murteira é uma vergonha dizem camionistas de Samora
Cavaleiro Andante
O PSD de Abrantes saiu do armário
O PSD de Abrantes aproveitou os dois anos de mandato do presidente do município, Manuel Valamatos (PS), para sair do armário. Num comunicado atrevido e impregnado de críticas, a concelhia ‘laranja’, liderada por Moreno Vaz, desfaz-se em ‘mimos’ ao autarca socialista e basta deixar cair os olhos à sorte para ler coisas como “falta de visão”, “pouco pulso” ou “desonesto”. Para quem estava habituado à oposição fofinha feita pelo vereador do PSD Rui Santos, este comunicado da concelhia do PSD soa a declaração de guerra para o que resta do mandato....
Guarda Rios

Comunicação da boa!
O presidente dos Bombeiros de Azambuja, André Salema, soube, por portas travessas, que a câmara municipal tinha comprado um veículo para melhorar o serviço de resgate e combate a incêndios da Protecção Civil e não gostou de não ter sido avisado. Para pôr água na fervura, o presidente da autarquia, Luís de Sousa, admitiu a falha de comunicação e anunciou que já marcou uma reunião para serem feitas as pazes. O Guarda-Rios, que adora estas telenovelas, espera que os bombeiros venham a saber da data da reunião através de terceiros porque é sinal que vai haver... mais episódios!.