Edição de 2013.01.24
Sociedade
Quatro mil alunos de escolas de Vila Franca em competição na recolha de resíduos para reciclagem
Sociedade | 23-01-2013
Há lixo espalhado pelas ruas da Quinta da Flamenga que põe em causa saúde pública
Quem reside na Quinta da Flamenga, em Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, já se habituou a ver lixo espalhado pelas ruas. Os caixotes do lixo são poucos e as ilhas ecológicas colocadas recentemente ficam cheias rapidamente. Serviços Municipalizados vão avaliar a situação e prometem aumentar número de contentores.
Sociedade | 23-01-2013
Bombeiros de Azambuja têm novo comandante mas continuam com ambulâncias avariadas
Uma das primeiras medidas que o novo comandante impôs foi exigir que os bombeiros andem aprumados de barba feita e cabelo cortado. Por cada palavrão dito dentro do quartel paga-se uma multa de um euro. Fumar e beber álcool nas instalações está proibido.
Sociedade | 23-01-2013
Rastreio do cancro da mama em Alcanena
Sociedade | 23-01-2013
“Não é empresário quem quer”
Rute Baptista Pato é solicitadora e sócia-gerente de uma empresa de arquitectura, a Fluxoplano, em Samora Correia, que em 2007 recebeu o prémio de melhor micro-empresa atribuído pela Nersant e por O MIRANTE. Mãe de um jovem jogador de hóquei em patins do Sporting, com 11 anos, é ainda vice-presidente da Associação Para o Desenvolvimento Integrado da Criança de Samora e vice-presidente da associação de pais da freguesia, além de dirigente no núcleo do Sorraia da Nersant. Nesta entrevista esta mulher de armas com 40 anos que gosta de ler policiais e ir ao cinema, fala do concelho de Benavente e de Samora Correia, a terra onde vive desde os três anos depois de ter nascido em Lisboa. Rute Baptista Pato fala da situação económica da zona onde têm fechado empresas, diz que não pode ser empresário quem quer e sente-se preocupada com o agravar da situação social. Para ela o novo aeroporto pode ser importante para revitalizar o concelho, mas há desvantagens, e gostava que houvesse uma política de incentivos para a recuperação de imóveis, nem que fosse só para os pintar, para que as localidades tivessem um aspecto mais agradável.
Sociedade | 23-01-2013
Pais não desistem de recuperar filho que teve acidente grave há mais de um ano
Gonçalo Neves tinha 20 anos quando teve um acidente automóvel em Setembro de 2011. O jovem de Almeirim sofreu um traumatismo crânio-encefálico “muito grave” e lesões por todo o corpo, que o deixaram inicialmente num estado vegetativo, estando agora num estado de consciência mínima. Os pais não perdem a esperança na sua recuperação.
Sociedade | 23-01-2013