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Águas do Ribatejo perde mil clientes devido à crise e perda de população

Águas do Ribatejo perde mil clientes devido à crise e perda de população

Empresa intermunicipal de abastecimento de água teve a maior quebra em 2013
Em dois anos a Águas do Ribatejo perdeu mil clientes, segundo o relatório de gestão da empresa intermunicipal de abastecimento de água a sete municípios, num total de 74.884 consumidores no final de 2014. Os dados constam do relatório de gestão da empresa de capitais exclusivamente públicos, referente a 2014. A maior perda registou-se em 2013, com uma redução de 900 consumidores de água. Em 2014 a Águas do Ribatejo perdeu mais 104 clientes. A empresa explica no relatório que esta tendência negativa se deve essencialmente a três factores. Um dos aspectos referidos é o encerramento de estabelecimentos comerciais, a que se soma a rescisão de contratos em segundas habitações. Mas também assumem importância as situações relacionadas com a diminuição da população, nas quais se incluem fenómenos de migração para outros concelhos ou emigração para outros países. Dos 104 consumidores a menos em 2014, a esmagadora maioria são de clientes domésticos na ordem dos 96 por cento, o que está relacionado em grande parte com a perda de população. A mesma tendência foi verificada de 2012 para 2013 em que dos menos 900 clientes, 752 tinham contrato doméstico e 177 eram da área do comércio e indústria. Ao contrário dos consumidores de água, a empresa intermunicipal registou um aumento de clientes do serviço de saneamento mas neste caso devido às novas ligações aos esgotos domésticos, na sequência da construção de novas condutas. Segundo os dados mais recentes sobre a população residente, disponibilizados pela Pordata, os sete municípios abrangidos pela empresa perderam 526 habitantes de 2012 para 2013. Coruche foi o que teve a maior perda de população, com um total de 292, seguido de Torres Novas com 282. O município que menos população perdeu, menos seis habitantes, foi Salvaterra de Magos e há a realçar um aumento de 225 residentes no concelho de Benavente. Em relação a 2014 ainda não há dados disponíveis. O relatório evidencia também as dificuldades económicas das populações, registando uma média de 5115 avisos de corte de água por falta de pagamento enviados mensalmente. O que perfaz um total de 61377 avisos em 2014. Perdas de água e ligações ilegaisA Águas do Ribatejo tem vindo a intensificar a fiscalização nas redes de abastecimento e no ano passado identificou duas centenas de situações irregulares. As ligações ilegais foram removidas e em alguns casos, refere a empresa no relatório, originaram novos contratos ou a desactivação do ramal. As perdas de água têm vindo a ser reduzidas mas mesmo assim ainda representavam no ano passado 34,4 por cento do total de água fornecida, menos 3,4 por cento que em 2013. A grande redução nas perdas de água foi conseguida nos municípios de Benavente e Almeirim, num total de menos 15 por cento de 2013 para 2014. Almeirim teve no ano passado 259 mil metros cúbicos de água perdida, de um total de 1,4 milhões de água fornecida, e Benavente um milhão de metros cúbicos, de um total de 2,7 milhões. Os municípios de Coruche e Chamusca, de forte cariz rural e com grandes extensões de território, aumentaram o volume de perdas de água. Chamusca que é o que tem a maior taxa de perdas, com mais de metade (51,91%) a perder-se, mais 0,89 por cento que em 2013. Coruche aumentou as perdas em 2,8 por cento e actualmente 38,80% da água fornecida não é consumida. A empresa explica as perdas com roturas “que geram desperdício de água não visível”, descargas para limpeza de condutas e uso não autorizado de água para diversos fins, no que se inclui as ligações ilegais.
Águas do Ribatejo perde mil clientes devido à crise e perda de população

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