uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Inauguração da Feira de Agricultura em alta rotação e com boas notícias

Inauguração da Feira de Agricultura em alta rotação e com boas notícias

O Presidente da República não deixou os seus créditos por mãos alheias e comandou a extensa comitiva em passo acelerado e sempre com um comentário, uma saudação ou uma história na ponta da língua.

Foram cerca de duas horas sempre em alta rotação. O Presidente da República não deixou os seus créditos por mãos alheias na inauguração da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, em Santarém, na manhã de sábado, 4 de Junho, comandando a extensa comitiva em passo acelerado e sempre com um comentário, uma saudação ou uma história na ponta da língua.
Marcelo Rebelo de Sousa visitou grande parte da feira, que decorre no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), provou petiscos de várias origens, bebeu licor, vinho, espumante, poncha e até leite. E deve ter levado o porta-bagagens do carro presidencial cheio, tantas foram as ofertas, entre vinhos, azeites, produtos alimentares e outros artigos.
“Tudo é bom. É impossível não provar um pouco de tudo”, disse no final aos jornalistas, elogiando a feira por ser uma importante montra do que de bom se faz na agricultura nacional.
A política não esteve alheia da visita e Marcelo Rebelo de Sousa deixou a boa notícia para os suinicultores e produtores de leites de que promulgou o decreto-lei do Governo que cria duas linhas de crédito no valor de 20 milhões de euros dirigidas aos produtores de leite de vaca e aos produtores de carne de porco, para os ajudar a fazer face à crise que afecta os dois sectores. Uma medida, declarou, que vai responder a uma situação transitória, temporária. “Mas em geral a agricultura está a crescer. Ouvimos isso em todos os ‘stands’, da fruta, dos vinhos, do azeite. A crescer cá dentro, mas sobretudo em exportação, e isso é uma boa notícia”, afirmou.
A primeira linha de crédito, designada Linha Tesouraria, tem como objectivo apoiar encargos de tesouraria dos produtores, e a segunda, denominada Linha Reestruturação, visa apoiar a reestruturação de dívidas com instituições de crédito ou com fornecedores, relacionadas com a actividade desenvolvida pelos produtores.
Logo à chegada à feira, Marcelo tinha à sua espera um pequeno grupo de famílias de suinicultores, envergando ‘t-shirts’ brancas pedindo “Coma o que é nosso” e em defesa da “carne portuguesa”.
Pelo meio, o Chefe de Estado cumprimentou crianças e adultos e posou para a fotografia com populares, sempre com muito afecto, boa disposição e uma energia de fazer inveja a muitos elementos da comitiva, onde se encontravam o ministro da Agricultura Capoulas Santos, administradores do CNEMA, vários autarcas e deputados da região, entre outras personalidades das mais diversas áreas.
O certame, que decorre até domingo, 12 de Junho, conta com a presença de um milhar de expositores de toda a fileira agrícola, tendo este ano como destaque a fruta portuguesa. Em paralelo decorre ainda mais uma edição da Fersant _ Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pela Nersant.

Inauguração da Feira de Agricultura em alta rotação e com boas notícias

Mais Notícias

    A carregar...