uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Abrantes vende por uma pechincha terreno avaliado em 720 mil euros

Câmara de Abrantes vende por uma pechincha terreno avaliado em 720 mil euros

Autarquia pediu apenas 5.856 euros por uma área de 4.685 metros quadrados junto ao Hotel de Turismo

O terreno envolvente ao Hotel de Turismo de Abrantes, com uma área de 4.685,00 metros quadrados, onde já funcionaram as piscinas municipais, avaliado em 720 mil euros, vai ser vendido pela Câmara de Abrantes à Starotéis - Sociedade Hoteleira Unipessoal, Lda, (Grupo Luna Hotels), por 5.856 mil euros.
A Starotéis pretende reabrir e explorar o Hotel Turismo de Abrantes, pertença da empresa com capitais públicos Turismo Fundos, que se encontra encerrado desde Março de 2014. “O hotel já está em obras e prevê-se que esteja pronto antes do fim deste ano”, afirmou a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, após a reunião do executivo de segunda-feira, 6 de Junho, onde foi aprovada a venda do terreno, com os votos contra dos vereadores da oposição.
A vereadora Elza Vitório (PSD) criticou o facto de aquele terreno onde se situam as antigas piscinas, “que foi um ícone de Abrantes, estar ao abandono”. Relativamente à venda, o PSD é contra porque não confia numa empresa que “tem antecedentes pouco saudáveis relativamente aos terrenos do Barro Vermelho que adquiriu para a construção de uma unidade hoteleira que nunca chegou a ser construída, e que ao fim de oito anos a câmara ainda teve que recorrer aos tribunais para reaver pelo dobro do preço que vendeu”.
O vereador da CDU, Avelino Manana, lembrou “algumas vendas de terrenos a preço reduzido que acabaram por ter resultados infelizes”. O vereador também não concorda com o preço apesar de achar que desta vez as cláusulas que protegem o município estão bem feitas.
A presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, questionada por O MIRANTE sobre a insistência de continuar a fazer negócios com uma empresa com quem o município já teve problemas, refere que não tem razões para duvidar do promotor e explica que a “construção desse empreendimento turístico no terreno da Barro Vermelho não avançou porque o promotor entendeu que não era o momento ideal”.
A proposta vai agora ser submetida à apreciação da Assembleia Municipal de Abrantes, onde o promotor vai estar presente para fazer a apresentação do projecto, garantiu a presidente da câmara.
O Grupo não é um desconhecido na cidade nem é a primeira vez que manifesta intenção de investir no ramo da hotelaria e turismo em Abrantes. Em Agosto de 2007 noticiava-se a intenção do Luna Hotéis and Resorts em investir 10 milhões de euros com a construção de um hotel de quatro estrelas em Abrantes, que deveria entrar em funcionamento em 2010. Um projecto que nunca saiu do papel.
Na altura, a câmara e a assembleia municipal aprovaram a venda do terreno do antigo campo de futebol do Barro Vermelho para construção da unidade hoteleira, ao preço simbólico de 1,25 euros o metro quadrado, o mesmo que era pedido a quem se quisesse instalar na zona industrial. Esse terreno, reverteu para o município mas foi preciso recorrer aos tribunais.

Câmara de Abrantes vende por uma pechincha terreno avaliado em 720 mil euros

Mais Notícias

    A carregar...