uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Águas do Ribatejo anuncia investimentos de 20 milhões de euros

Águas do Ribatejo anuncia investimentos de 20 milhões de euros

Municípios de Benavente e Torres Novas são os mais beneficiados

A Águas do Ribatejo (AR) assinou contratos no valor de cerca de 10 milhões de euros para avançar com obras nas redes de saneamento básico e abastecimento de água, com foco nos municípios de Benavente e Torres Novas, a realizar nos próximos dois anos. Foram ainda anunciadas sete candidaturas para outras obras, com investimento previsto de mais 10 milhões de euros de fundos comunitários, e mais três intervenções com capitais próprios.
Os contratos de adjudicação assinados são referentes às empreitadas de execução do sub-sistema de saneamento de Chancelaria-Pedrógão e de Lapas-Ribeira Branca (ambas no concelho de Torres Novas), no valor de 4.339.976 euros e 3.542.976 euros, respectivamente, e à remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Quinta do Papelão (concelho de Benavente), com um valor de 658.624,17 euros. As obras foram adjudicadas às construtoras Tecnorém, Manuel Joaquim Caldeira, Eco Edifica e OMS - Tratamento de Águas.
Estes valores juntam-se aos dos contratos recentemente assinados e referentes à remodelação da ETAR de Almeirim-Alpiarça (obra de entrada e lagoa de maturação) com um valor de 240.000 euros, à execução de sistema elevatório de águas residuais em Santo Estêvão (concelho de Benavente) num montante de 73.314 euros, e à prestação de serviços de fiscalização, de coordenação e segurança em obras e de arqueologia em empreitadas de abastecimento e saneamento da Águas do Ribatejo (330.000 euros).

Mais sete projectos em carteira
As sete candidaturas a fundos comunitários e que estão em fase de análise, para um pacote de investimento de cerca de dez milhões de euros, são para: remodelação do subsistema de saneamento de Samora Correia, concelho de Benavente (3.725.400 euros); remodelação da ETAR de Murteira, concelho de Benavente (764.262 euros); subsistemas de saneamento de Lamarosa e Árgea (1.984.200 euros), de Alcorochel (945.000 euros) e de Fungalvaz (756.200 euros), os três do concelho de Torres Novas; ampliação do reservatório do Cerejal, Torres Novas (922.700 euros); elaboração de um cadastro de infraestruturas existentes nos sistemas em baixa de saneamento básico na lezíria do Tejo e do Almonda (457.500 euros).
A Águas do Ribatejo anunciou ainda três intervenções que não conseguiram garantir o financiamento comunitário mas que, dada a sua urgência, serão suportadas na íntegra por capitais próprios da empresa: remodelação da captação AC15 em Riachos, concelho de Torres Novas (134.433 euros); execução de conduta elevatória de abastecimento de água a Torres Novas (241.112 euros); e execução do sistema elevatório de águas residuais em Santo Estêvão, concelho de Benavente (73 314,64 euros).

Autarcas saúdam investimentos
Para o presidente da administração da AR este é um “investimento colossal”, fundamentalmente no município de Torres Novas e de Benavente. “Realizar 20 milhões de euros em dois anos não é normal. A Águas do Ribatejo é um exemplo de vitalidade e a aprovação destas candidaturas é um reconhecimento do mérito desta empresa e da confiança da comissão directiva do programa POSEUR”, afirmou Francisco Oliveira, que destacou ainda os investimentos superiores a 120 milhões de euros feitos nos últimos sete anos.
Para o vogal do conselho de administração, Carlos Coutinho (que preside ao município de Benavente), a AR “revelou uma excelente capacidade na eficiente aplicação dos fundos comunitários que nos foram confiados”, salientando também o equilíbrio nas intervenções feitas nos últimos anos entre os sete municípios.
O vogal Pedro Ferreira, também presidente da Câmara de Torres Novas, diz estar satisfeito com as várias intervenções que vão decorrer no seu concelho, lembrando as lacunas que o município tinha em 2011 quando aderiu à empresa intermunicipal.

Águas do Ribatejo anuncia investimentos de 20 milhões de euros

Mais Notícias

    A carregar...