Escola Superior Agrária de Coimbra é uma opção para um curso superior
Única com três ciclos de estudo na área da Agricultura Biológica
Com 129 anos, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) alia o título de mais antiga escola agrária do país à modernidade. Respondendo às exigências da sociedade actual, oferece cursos superiores nas áreas da agricultura e florestas, mas também nas áreas alimentar, ambiente, biotecnologia e ecoturismo.
É a única Instituição de Ensino Superior portuguesa com três ciclos de estudo na área da Agricultura Biológica (mestrado, licenciatura e CTeSP), com dois ciclos de estudo (mestrado e licenciatura) em Engenharia Agropecuária e é uma das três Instituições de Ensino Superior portuguesas com três ciclos de estudo na área florestal.
A ESAC está ainda acreditada pela Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) para a Formação Específica Sectorial dirigida a Agricultores e Operadores, nomeadamente a relacionada com Produtos Fitofarmacêuticos e oferece cursos de credenciação em Fogo Técnico, de acordo com a legislação relacionada com a Defesa da Floresta Contra Incêndios.
A nível regional, a Escola Superior Agrária de Coimbra tem parceiros privilegiados como a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e autarquias locais, fazendo ainda parte de associações que têm como foco o desenvolvimento da região, como a CoimbraMaisFuturo.
A nível nacional, a ESAC tem parcerias com a DGADR, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Associação Nacional de Bombeiros (ANB) e a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO), entre outras.
A Escola Superior Agrária de Coimbra é única Instituição de Ensino Superior que integra o grupo de trabalho para a definição da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica em Portugal (Despacho n.º 7665/2016, Diário da República, nº111, de 9 Junho 2016).