“As pequenas empresas ainda enfrentam muitas contrariedades”
Marta Presume - Lavandaria Aquaqueen - Torres Novas
A festa da Bênção do Gado em Riachos, Torres Novas, realiza-se de quatro em quatro anos. Marta Presume, da lavandaria Aquaqueen concorda com a periodicidade para que tudo possa ser bem pensado e organizado. Considera que a festa é importante para dar a conhecer o património cultural local e para dar algum impulso à economia local e ao dinamismo das associações.
Oriunda da área da educação gostava que existisse na festa um espaço para as crianças onde estas “pudessem aprender, por exemplo, como eram as brincadeiras do antigamente, os jogos tradicionais, como era a escola e os livros na altura dos seus avós e bisavós, quais as actividades extra-curriculares que existiam, etc”.
Como empresária diz que não consegue ser muito optimista mas que a sua empresa tem uma gestão bem pensada e que isso a tranquiliza.
“A nível económico, não só no concelho de Torres Novas, mas a nível nacional, penso que cada vez está mais difícil, tanto os trabalhadores por contra de outrem como as pequenas e médias empresas passam por grandes dificuldades, e apesar de se falar em apoios, estes são escassos se não nulos. É preciso ter muita persistência e força de vontade para continuar no caminho. São muitas as contrariedades. Mas acredito na mudança, acredito que com honestidade, com solidariedade e trabalho um dia, teremos um país mais equilibrado e socialmente justo”.