Câmara de Alpiarça retira seis bancadas do mercado municipal por precaução
A Câmara de Alpiarça retirou seis bancadas do mercado municipal da vila por precaução e porque não estavam a ser utilizadas. A decisão surgiu na sequência de um acidente com uma bancada que caiu, no dia 25 de Junho, e provocou ferimentos graves numa criança de dez anos. O vice-presidente do município, Carlos Jorge Pereira (CDU), explicou em reunião camarária que a menina que sofreu o acidente está a recuperar e que a autarquia tem acompanhado a sua situação clínica.
O vereador Manuel Colhe (PS), que substituiu Pedro Gaspar, sugeriu a necessidade de fazer um estudo para definir como se deve requalificar o mercado municipal de modo a que este faça parte da vida da população. “É importante perceber se a câmara deve fazer um grande investimento para ter lá apenas dois comerciantes, como acontece actualmente. É um local bonito e emblemático do concelho mas temos que ser racionais. Devemos desenvolver um projecto que leve as pessoas ao edifício”, afirmou Manuel Colhe.
O presidente da autarquia, Mário Pereira (CDU), explicou que a ideia é prosseguir o conceito de mercado municipal, mantendo o comércio de proximidade. “No entanto, teremos que encontrar algumas formas de dar-lhe novas valências, até a nível cultural. Não ser apenas um mercado municipal mas também um local de encontro e convívio da população”, justificou Mário Pereira.
Recorde-se que, como O MIRANTE noticiou (ver edição 30 Junho 2016), a menina estava a brincar naquele local quando várias testemunhas ouviram um grande estrondo e os gritos da criança a pedir socorro. A queda da pedra de uma banca rasgou a perna da criança que foi assistida no local pelo INEM e transportada para o Hospital de Santarém, tendo já recebido alta médica.