uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira tira das ruas 200 carros abandonados por ano

Vila Franca de Xira tira das ruas 200 carros abandonados por ano

Novo regulamento vai tornar mais ágil todo o procedimento de remoção. Carros penhorados a bancos ou às finanças são os mais difíceis de remover.

De dois em dois dias é removido um carro abandonado nas ruas do concelho de Vila Franca de Xira, segundo estatísticas do município revelada na semana passada. As cidades do concelho - Vila Franca de Xira, Alverca e Póvoa de Santa Iria - são aquelas em que há um maior número de remoções.
O abandono de automóveis na via pública é um problema não apenas ambiental como também estético e de saúde pública. Mas é também um problema de difícil resolução, como confessa Fernando Paulo Ferreira, vice-presidente do município. “A retirada de carros abandonados do nosso território é complicada. Muitas vezes os proprietários são notificados, movem-nos duas ruas abaixo e o processo tem de recomeçar novamente. E outros carros já nem estão com os proprietários, estão penhorados a bancos e às finanças, e nesses não podemos mexer”, afirmou.
Para agilizar os processos o município aprovou, na última reunião pública de câmara, um novo regulamento para veículos abandonados e em fim de vida, que prevê maior celeridade de processos. A partir de agora será também imputado aos proprietários que abandonem os seus veículos o custo da sua remoção. A maioria dos carros removidos pelo município vai para abate. Os proprietários de automóveis considerados abandonados na via pública, que sejam removidos pelas autoridades, têm até 30 dias para os reclamar.
“A legislação é impeditiva de resolver estes assuntos mais rapidamente, há centenas de carros a ocupar lugares que fazem falta, sobretudo nas zonas mais urbanas. Este é um assunto sempre complicado e este regulamento vem melhorar em muito o que tínhamos mas ainda não é o ideal, teremos de continuar a procurar melhorar conforme a lei o for permitindo”, explicou Alberto Mesquita, presidente do executivo.

Vila Franca de Xira tira das ruas 200 carros abandonados por ano

Mais Notícias

    A carregar...