uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
500 anos da procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo expostos em Coruche

500 anos da procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo expostos em Coruche

Mostra está patente no mercado municipal da vila até Janeiro de 2017

O ponto de partida da exposição “500 anos da procissão em honra de Nossa Senhora” é a ordenação que D. Manuel I fez em 1516 para que se organizasse, por todo o reino e em cada ano, uma procissão, o mais solene possível, em honra de Nossa Senhora”, explicou a coordenadora da exposição, Ana Maria Correia, acrescentando que a Coruche esta ordem chegou por carta de D. Jorge de Lencastre, administrador da Ordem de Avis, cujo território incluía na época Coruche. A mostra foi inaugurada no dia 5 de Agosto no mercado municipal da vila e pode ser visitada até 7 de Janeiro do próximo ano.
A exposição partiu de uma investigação feita por Ana Maria Correia no Arquivo Histórico da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e contou com a colaboração de diversos especialistas em várias áreas, designadamente do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, no estudo do fato rico de Nossa Senhora, bem como de algumas alfaias litúrgicas da colecção de ourivesaria.
Além do fato rico e das alfaias litúrgicas, nomeadamente um turíbulo, uma naveta e duas galhetas, a exposição inclui ex-votos datados do século XVIII, e outros mais recentes, assim como “centenas de fotografias de militares que estiveram no Ultramar e que preenchem as paredes da sacristia da ermida do castelo”, e registos de filmes da década de 1940 e da actualidade, bem como cartazes antigos e inúmeras fotografias de época representativas do percurso da procissão pelas ruas da vila.
Além do acervo da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, a exposição conta com peças de colecções particulares, testemunhos da devoção coruchense à Senhora do Castelo. “Vão estar expostas várias peças usadas para o pagamento de promessas, como uma balança em tempos usada para pesar essencialmente cereais e um cofre onde os devotos depositavam as suas esmolas”.
Paralelamente, é editado um catálogo da exposição com textos relativos ao culto mariano e a esta devoção de autoria, entre outros, de Ana Correia, Ana Kol, António Camões Gouveia, António Gil Malta, Aurélio Lopes e Miguel Gonçalves Ferreira. No dia da inauguração da exposição realizou-se também o lançamento do postal dos CTT - Correios de Portugal comemorativo do quinto centenário da procissão de Nossa Senhora. A procissão de Nossa Senhora do Castelo continua a realizar-se na vila de Coruche sempre no dia 15 de Agosto.

500 anos da procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo expostos em Coruche

Mais Notícias

    A carregar...