uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Carminho, Carlão e Os Reds nas Festas de Nossa Senhora do Castelo em Coruche

Carminho, Carlão e Os Reds nas Festas de Nossa Senhora do Castelo em Coruche

Arcebispo de Évora preside à procissão dos 500 anos na tarde de 15 de Agosto. Quarta-feira, 17 de Agosto, dia do Campino e feriado municipal, realiza-se a partir das onze da manhã, o tradicional Cortejo Histórico e Etnográfico que este ano tem como tema “Da natureza à cultura, 500 anos de devoção a Nossa Senhora”.

A fadista Carminho, o ex- The Weasel Carlão, Os Reds e David Antunes são as atracções musicais da edição deste ano das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo que decorrem em Coruche de 6 a 18 de Agosto.
Carminho sobe ao palco no dia 16 de Agosto, Carlão actua no dia 17 e Os Reds encerram os festejos no dia 18 de Agosto. Touradas à corda, largadas, corrida de toiros, desfile de tertúlias, festival de folclore ou o cortejo etnográfico são outras atracções de uma das mais tradicionais festas da região.
As Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo são das mais reconhecidas festividades religiosas e populares do país, contando sempre com milhares de visitantes que não perdem a oportunidade de visitar Coruche nesta época do ano.
São inúmeras as razões para visitar a vila, até 18 de Agosto, tendo este ano um motivo acrescido, dado que se comemoram os 500 anos da tradicional Procissão em Honra de Nossa Senhora (1516-2016), que terá lugar no dia 15 de Agosto pelas 18h00, com a presença confirmada de D. José Alves, Arcebispo de Évora.
A origem do culto estará relacionada com a carta-ordem de D. Jorge de Lencastre, Mestre da Ordem de Santiago e de Avis, datada de 13 de Junho de 1516, em que se mandava fazer uma solene procissão em honra de Nossa Senhora, no dia 2 do mês de Julho, dia da visitação a sua prima Santa Isabel. D. Jorge de Lencastre cumpria ordens de D. Manuel I, para quem era necessário que todos os cristãos soubessem agradecer, com o devido louvor, as graças concedidas por intermédio de Nossa Senhora e, por isso, todos os anos, como se fazia no dia de Corpo de Deus, era uma obrigação organizar-se uma procissão com a maior pompa possível.
Mais tarde, e porque a Igreja Católica assinalava maior festividade no dia da Assunção de Nossa Senhora, 15 de Agosto, a procissão foi transferida para esta data.
A parte religiosa da festa teve início a 6 de Agosto, com as novenas. A parte de animação popular tem início a 13 de Agosto, dia da juventude, com destaque para a Picaria à Vara Larga, às 19h00, e os concertos de David Antunes e Midnight Band, a partir das 22h00 seguindo-se o DJ André Henriques pela noite dentro.
O dia 14, traz novidades no tradicional fogo-de-artifício, que tem início às 00h00 e que terá este ano associado um espectáculo multimédia, localizado no rio Sorraia, com uma projecção (em leque de água), de imagens evocativas dos 500 anos da procissão.
Também neste dia haverá muita actividade taurina no centro histórico, com destaque para a Tourada à Corda, depois das 18h00, momento alto de todos os que apreciam este tipo de animação, que se irá repetir também nos dias 16 e 18 de Agosto.
Depois do fogo, a partir das 00h30, a Sociedade de Instrução Coruchense dará um concerto evocativo dos 120 anos da banda com o tema “Do cinema à música” com projecção simultânea em ecrã led de imagens e bandas sonoras de filmes universais.
Para o dia 15, dia da Padroeira, esperam-se este ano milhares de fiéis para a celebração desta data histórica da procissão. Este é também o dia do Festival de Folclore “António Neves”, com a participação de grupos portugueses e estrangeiros.
O dia 16 e também conhecido como Dia do Aficionado terá um grande Desfile de Tertúlias, ao final da tarde, que a exemplo do ano anterior será certamente recheado de muita música e animação. O destaque desta noite será para Carminho, que irá proporcionar certamente um concerto memorável que tem início às 23h00.
O dia 17 de Agosto, dia do Campino e feriado municipal irá oferecer a recriação cultural de memórias e identidades das gentes de Coruche a partir das 11h00, através do cortejo Histórico e Etnográfico que este ano tem como tema “Da natureza à cultura, 500 anos de devoção a Nossa Senhora”. O cantor Carlão, ex-membro da banda de hip-hop The Weasel (1993-2010) encerrará este dia com um espectáculo no Palco Sorraia.
O último e sexto dia destas Festas do Castelo, será o Dia da Paixão Pura, Coruche!, que irá ter em palco “Os RED”, rapazes extremamente divertidos e irreverentes que apostam na qualidade musical sem nunca esquecerem a sua capacidade de animação e interpretação, tornando o seu espectáculo único.
Tasquinhas, boa gastronomia, etnografia, e muito mais farão destes seis dias e seis noites, momentos inesquecíveis para os Coruchenses e para os milhares de turistas que visitam Coruche, durante este mês de Agosto.

Carminho, Carlão e Os Reds nas Festas de Nossa Senhora do Castelo em Coruche

Mais Notícias

    A carregar...