
Assembleia da República quer avaliação da qualidade do ar de Vila Franca de Xira
Recomendação ao Governo para apurar impactos da Cimpor na saúde da população
A Assembleia da República recomendou ao Governo a realização de estudos de qualidade do ar e epidemiológicos para avaliar os efeitos da poluição causada por empresas no concelho de Vila Franca de Xira. Uma das fábricas apontadas é a Cimpor, que produz cimentos e que tem sido alvo de críticas e queixas da população de Alhandra, onde está instalada.
A iniciativa, publicada no Diário da República, recomenda ao Governo “a realização de estudos epidemiológicos e ambientais para averiguar o impacto da produção da Cimpor - Cimentos de Portugal, SGPS, S. A., e de outras unidades industriais da zona de Alhandra na qualidade do ar exterior e na saúde da população residente na área geográfica circundante àquelas empresas”.
As preocupações foram manifestadas pelo vice-presidente de Vila Franca de Xira e membro da Comissão de Acompanhamento Ambiental do Centro de Produção de Alhandra da Cimpor, Fernando Ferreira (PS), durante uma audição na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação. Fernando Ferreira queixou-se do aumento, nos últimos dois anos, do nível de partículas de poeiras no ar e também de maus cheiros em Alhandra, localidade onde está instalada a fábrica.
O autarca referiu durante a audição que, no final de 2014, a Cimpor assumiu que ocorreu um incidente num dos satélites do forno e que mais tarde houve uma alteração no processo de produção, razões que justificaram um aumento da emissão de nuvens de poeira. Na sessão esteve também presente o presidente da Junta de Freguesia de Alhandra, Mário Cantiga, que referiu que desde Março deste ano existiram muitas queixas dos moradores relativamente a um cheiro a “óleos e borrachas a serem queimadas”.
Na altura, o aumento da fiscalização ao funcionamento da Cimpor foi também defendido por todas as bancadas parlamentares que integram a Comissão. No início do ano, a Cimpor assegurou que a fábrica de Alhandra está a “cumprir todos os requisitos legais” e que utiliza “as melhores tecnologias disponíveis no fabrico do cimento e no despoeiramento dos gases dos fornos”.

Mais Notícias
Destaques

Cortiça como motor do desenvolvimento de Coruche
