Festival Materiais Diversos desafia mais uma vez a comunidade a envolver-se no programa
Programa desenvolve-se entre 15 e 29 de Setembro em Minde, Alcanena e Torres Novas
A 8º Edição do Festival Internacional de Artes Performativas, Materiais Diversos, vai acontecer entre os dias 15 e 29 de Setembro com espectáculos em Minde, Alcanena e Torres Novas. A programação foi apresentada ao público no dia 18 de Junho no Museu Aguarela Roque Gameiro, em Minde, pela directora artística do festival Elisabete Paiva.
Espectáculos de dança, teatro e música vão animar a programação que conta com cinco estreias, uma reforçada escola de Verão - Comunidade Artística Emergente, para além dos habituais encontros, conversas, aulas, noites longas e DJ. Este ano foi estabelecida uma parceria com o Festival Bons Sons, em que o espaço Ponto Encontro será animado por noites com DJ numa programação coordenada por Luís Ferreira do festival de Cem Soldos. Esta parceria experimental pretende-se alargar no futuro, permitindo uma troca de experiências entre os festivais.
O festival volta a chamar a comunidade a participar. O Projecto Dança para Músicos regressa para uma segunda edição e este ano junta a Sociedade Musical Mindense com a coreógrafa Clara Andermatt e o compositor musical João Lucas. O espectáculo será no dia 15 de Setembro no Cine Teatro São Pedro em Alcanena.
Na dança a bailarina Flora Détraz apresenta Tutuguri na Fábrica da Cultura em Minde, no dia 16 de Setembro. No dia 17, sobe ao palco do Teatro Virgínia, em Torres Novas, o Projecto Espiões, uma estreia de Filipa Francisco com Francisco Camacho, Miguel Pereira e Sílvia Real. Ainda em Torres Novas mais uma estreia: Catarina Miranda apresenta Boca Muralha no dia 22. Para fechar o rol na dança uma estreia nacional no dia 24, também no Teatro Virgínia, com La Esclava de Ayelen Parolin & Lisi Estaràs.
No teatro destaque para Colecção de Amantes apresentado dia 16, na Fábrica da Cultura em Minde. Um projecto que junta amantes de Minde ao Brasil. Ainda na Fábrica da Cultura, dia 23, Cláudio da Silva leva à cena “Habrás de ir a la guerra que empieza hoy”. A história de vida de Giordano Lareo ligada à história oculta da guerra, do medo e do silêncio em Espanha e pelo mundo.
Family Affair é um projecto colectivo de artistas ZimmerFrei que está a percorrer várias cidades europeias e quer pensar como vivem as famílias de hoje, partindo de uma pesquisa feita com as próprias pessoas, baseada em experiências reais. Para este projecto são convidadas famílias de Torres Novas a participar. Será apresentado nos dias 17 e 18 de Setembro no Mercado do Peixe em Torres Novas.