uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Criação de mais alojamento é fundamental para o desenvolvimento turístico

Criação de mais alojamento é fundamental para o desenvolvimento turístico

Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo diz que essa é uma das suas lutas nos próximos anos e que é necessário trabalhar na captação de investidores.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, diz que a “grande luta nos próximos anos” deve centrar-se no aumento do alojamento turístico, área em que, na sua perspectiva, a região ribatejana é deficitária. “Nestes 11 concelhos da Lezíria do Tejo temos que fazer um grande esforço com as autarquias para tentar captar investimento com qualidade”, disse o responsável em Rio Maior, durante a sessão de apresentação do Plano Estratégico de Valorização Turística desse concelho, realizada a 1 de Setembro.
“É muito importante o turista que vem aqui comer, mas só há de facto turismo com alojamento”, sublinhou Ceia da Silva, acrescentando que até 2022 há um programa de financiamento para projectos na área do alojamento com condições únicas, com parte das verbas atribuídas a fundo perdido.
Na sua intervenção, Ceia da Silva explanou ainda alguns dos projectos que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo tem em curso ou pretende desenvolver a breve trecho. Como as candidaturas da cultura avieira, do montado de sobro e do fandango a património da humanidade, a criação de percursos pedestres em todos os concelhos, ou a aposta no enoturismo, com nova sinalética e outras medidas de divulgação e atracção de público.
A carta gastronómica do Ribatejo deverá nascer em 2017, em colaboração com a Confraria Gastronómica do Ribatejo, permitindo a preservação do receituário tradicional - “uma riqueza patrimonial que não se pode perder”. Essa carta vai dar posteriormente origem à certificação de restaurantes e à criação de um guia de restaurantes certificados.
Referindo que um destino turístico de qualidade leva 30 a 40 anos a consolidar mas pode ser deitado por terra numa semana devido a factores exógenos, como o terrorismo ou uma catástrofe natural, Ceia da Silva destacou que o turismo é o sector que mais cresceu em Portugal nos últimos anos e sublinha que o turista tem vindo a mudar de perfil, sendo hoje mais culto, exigente e com mais poder de compra.

Entidade de Turismo quer valorizar Caminhos de Santiago na região

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo pretende assinar, neste mês de Setembro, um protocolo com a Junta da Galiza (governo autonómico dessa região de Espanha) visando a valorização dos Caminhos de Santiago na região que abrange, designadamente no Ribatejo.
A revelação foi feita pelo presidente da ERT, António Ceia da Silva, em Rio Maior, durante a sessão de apresentação do Plano Estratégico de Valorização Turística desse concelho, que decorreu na manhã de 1 de Setembro. A intenção, segundo o responsável, é estruturar na nossa região esse produto turístico cada vez mais procurado.

Criação de mais alojamento é fundamental para o desenvolvimento turístico

Mais Notícias

    A carregar...