Câmara de Vila Franca fez escritura de apartamentos de prédios em risco de ruir
Já vai sendo tempo de alguém contar esta história como deve ser. Dois prédios de sete pisos foram construídos na encosta do Monte Gordo “no início da década de 1990” e em 1999 começaram a abrir fendas. Até aqui percebo e também percebo que só uma década depois se tenha concluído que havia risco de desabamento...afinal em Portugal as coisas andam muuuiiiitoooo deeevaaaagariiiinhooooo.
A partir daqui é tudo nebuloso e não há qualquer informação. As pessoas tinham comprado os prédios a pronto? Se não, depois de serem obrigadas a sair continuaram a pagar os empréstimos aos bancos? A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira ao ter aceite comprar os apartamentos dá-se como culpada? Se isso não acontecesse quem iria enfrentar em tribunal?
Nos últimos três anos onde têm vivido as pessoas desalojadas? Vão ser indemnizadas ou a câmara limita-se a comprar os apartamentos? Neste processo estão envolvidos bancos e seguradoras? Foi aberto algum inquérito para avaliar as responsabilidades dos técnicos municipais que deram pareceres positivos nas autorizações para construção? Se foram encontrados responsáveis eles vão ser penalizados?
Heitor T. Geraldo