Câmara de Santarém assume gestão do refeitório municipal
A Câmara de Santarém decidiu assumir a gestão do refeitório municipal a partir do dia 5 de Setembro, responsabilidade que estava atribuída ao Centro de Apoio Social do Pessoal da autarquia. A decisão da maioria PSD causou algumas reservas entre a oposição, que questionou se este não seria um passo para posterior concessão desse serviço a privados. Possibilidade que foi prontamente rejeitada pelo presidente Ricardo Gonçalves e pela vice-presidente Susana Pita Soares.
“Queremos deixar claro que este executivo enquanto estiver em funções jamais concessionará a gestão do refeitório e lamentamos os boatos postos a circular sobre essa questão”, afirmou Susana Pita Soares em reunião de câmara, acrescentando: “É para nós ponto de honra melhorar a qualidade das refeições e só com a assumpção plena da gestão do refeitório é que achamos que o poderemos fazer”.
O CAS deixou de garantir a gestão do refeitório no dia 19 de Agosto, após saber da intenção do executivo camarário em chamar a si a tutela sobre o serviço. João Carvalho, dirigente do CAS, esteve na reunião de câmara de 31 de Agosto, em que o assunto foi debatido, mas não interveio.
O regulamento do refeitório municipal foi aprovado nessa reunião de câmara. O documento prevê o encerramento do serviço durante três semanas em Agosto para férias dos funcionários e limpeza e manutenção. Define também que todos os funcionários da câmara e das empresas municipais terão condições iguais no acesso ao serviço. Até agora, os sócios do CAS pagavam menos por refeição do que os outros funcionários.
Têm direito de acesso ao refeitório, todos os trabalhadores da Câmara de Santarém, respectivos cônjuges e filhos que até aos 26 anos se encontrem a frequentar um curso de ensino de nível secundário, ou equivalente, ou superior até à conclusão da licenciatura, mestrado ou doutoramento. Têm, igualmente, acesso os trabalhadores da autarquia que se encontrem aposentados, os respectivos cônjuges, bem como os trabalhadores estagiários e titulares de um Contrato de Emprego Inserção ao serviço das empresas municipais.