Câmara de Tomar lança Orçamento Participativo Jovem
A Câmara Municipal de Tomar começa no próximo mês de Outubro a recolha de sugestões para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), tendo as normas de regulamento sido aprovadas por unanimidade em reunião do executivo camarário. O vice-presidente do município, Hugo Cristóvão (PS), explicou que o processo é semelhante ao do Orçamento Participativo (OP) geral, cujo processo de apresentação de propostas está em curso, devendo o OPJ iniciar-se dia 1 de Outubro com a fase de recolha de sugestões. “Pretendemos contribuir para o exercício de uma participação informada, activa e responsável dos jovens nos processos de governação local”, explicou.
Cristóvão referiu ainda que esta era uma iniciativa que estava a ser trabalhada há já algum tempo. No entanto, a maioria que gere a Câmara de Tomar pretendia ter a experiência do OP para avançar com este projecto destinado à juventude. “Esperamos conseguir fazer já alguma coisa no primeiro período deste ano lectivo”, disse.
Recorde-se que em Fevereiro deste ano (ver edição O MIRANTE 3 Fevereiro 2016) o Orçamento Participativo de 2015 da Câmara de Tomar foi anulado uma vez que houve “introdução de dados falsos” que adulteraram o processo de votação, permitindo que a mesma pessoa votasse mais do que uma vez. O regulamento só permite a cada pessoa votar uma vez.
Hugo Cristóvão referiu que dos 4402 votos registados 2800 são suspeitos. “Aconteceram demasiadas irregularidades, houve abusos de cerca de dois terços dos votos que não foram considerados válidos, por isso decidimos não validar o processo e no próximo ano temos que encontrar formas mais claras e infalíveis para controlar a votação”, sublinhou.