uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Apoio financeiro para empresária de Tomar que perdeu tudo num fogo em 2015

Apoio financeiro para empresária de Tomar que perdeu tudo num fogo em 2015

Apoio financeiro para empresária de Tomar que perdeu tudo num fogo em 2015

O executivo municipal de Tomar decidiu, por unanimidade, apoiar com 8.065 euros Olga Ferreira, empresária que viu o seu projecto empresarial de uma vida reduzido a cinzas na sequência do grande fogo que atingiu os concelhos de Tomar, Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha no dia 7 de Julho de 2105. A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas (PS), explicou que este apoio é uma situação “excepcional” porque a empresa não tinha seguro. “É bom que os empresários criem medidas de auto protecção nas suas instalações para evitar que os danos sejam tão avultados”, disse a autarca.
O vereador do movimento Independentes por Tomar (Ipt), Pedro Marques, referiu que os danos causados pelo incêndio de Julho de 2015 foram avultados e prejudicaram a actividade económica da empresária. “A perda foi maior porque houve perdas de lucros do negócio. Este apoio da nossa parte devia ter sido mais célere para permitir à empresária recuperar a sua actividade económica o mais rápido possível”, disse.
Recorde-se que o incêndio que deflagrou numa zona de mato na Portela, concelho de Tomar, consumiu todas as suas plantações de ervas aromáticas, estufas, vedações de coelho bravo e colmeias, na localidade da Perdigueira, Tomar. A empresária assistiu impotente à força das chamas que lhe levaram os frutos de um projecto financiado pelo PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural.
“Ardeu tudo, tudo, tudo. É um prejuízo que não tem explicação”, lamentava, na altura, desesperada. “Ficámos rodeados de lume por todo o lado. Não houve tempo para nada, só para tirar os carros e fugir”, afirmava. Da Perdigueira fugiu para a sua casa, no Falagueiro, que também estava em risco de ser consumida pelo fogo, para salvar os seus cães.
As chamas atravessaram o rio Zêzere e alastraram para os concelhos de Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha. O incêndio obrigou ao corte da A23 entre o nó da Atalaia e o nó de Constância e a Estrada Nacional 3 entre Montalvo e Constância.

Apoio financeiro para empresária de Tomar que perdeu tudo num fogo em 2015

Mais Notícias

    A carregar...