uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ministro da Cultura considera recuperação da Catedral de Santarém exemplar

Ministro da Cultura considera recuperação da Catedral de Santarém exemplar

Luís Castro Mendes participou na cerimónia de entrega do prémio anunciado em Abril

O ministro da Cultura considerou exemplar a recuperação da Catedral de Santarém e do património que integra o Museu Diocesano de Arte Sacra, que receberam o Prémio Europa Nostra 2016, na área de conservação, atribuído em Abril pela União Europeia. Luís Castro Mendes participou, na tarde de sábado, 10 de Setembro, na cerimónia de entrega da distinção, que decorreu na Catedral de Santarém, juntamente com o representante da Comissão Europeia em Portugal, João Tátá dos Anjos, o representante da rede privada Europa Nostra e administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme de Oliveira Martins, o Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues, e o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.
“É um exemplo de boa prática, primeiro porque a qualidade da restauração foi de tal modo rigorosa e bem feita que mereceu o prestigioso prémio Europa Nostra, da União Europeia e da rede Europa Nostra”, e porque, tendo o Estado “um papel fundamental, que não pode ser substituído, na dinamização da actividade cultural e na protecção do património”, é exemplo da “cooperação com a sociedade civil, com os poderes locais e com instituições como a Igreja, que é detentora de um vasto património de grande importância cultural”, afirmou.
Para o ministro, o trabalho realizado no âmbito do programa Rota das Catedrais, onde se insere o projecto da Catedral e do Museu Diocesano de Santarém, é “um bom exemplo” dessa aliança. “É toda essa rede que deve ser estimulada e dinamizada pelo Estado, mas não pode nem deve ser completamente assumida pelo Estado”, declarou.
Instado a responder ao desafio lançado por Guilherme de Oliveira Martins, para que “melhore os mecanismos do mecenato”, como forma de mobilizar recursos privados para serem afectos ao bem comum, Luís Castro Mendes partilhou da ideia de melhorar a lei de mecenato e de serem criados “melhores incentivos à participação dos privados e das empresas na vida cultural do país”.
O Prémio Europa Nostra, atribuído anualmente pela União Europeia e anunciado em Abril, é a mais alta distinção na Europa, no campo do património histórico e cultural, segundo a organização. Para o júri do Prémio Europa Nostra, “a alta qualidade da conservação da arte e da arquitectura [da catedral de Santarém e do museu] é uma realização impressionante, especialmente quando se considera a abrangência do trabalho que precisava ser feito”. A cerimónia, que contou com a actuação do coro da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, culminou com o descerramento de uma placa alusiva ao prémio e uma visita ao museu.

Ministro da Cultura considera recuperação da Catedral de Santarém exemplar

Mais Notícias

    A carregar...