Real Clube de Petanca de Alpiarça em terceiro lugar na Taça de Portugal
Prova de petanca decorreu em Almeirim e juntou 99 equipas
A equipa do Real Clube de Petanca de Alpiarça, composta por Jaime Castelo, Diogo Sereno e Artur Sanfona, ficou em terceiro lugar na Taça de Portugal de Petanca que se disputou no domingo, 18 de Setembro, nos campos de petanca do Parque Urbano da Zona Norte, em Almeirim, que receberam a prova pelo terceiro ano consecutivo.
“Foi óptimo. Mesmo sendo o último lugar do pódio foi muito bom em 99 equipas”, conta Jaime Castelo, 64 anos, que diz ter começado a jogar há cerca de dez anos. Antes jogava chinquilho. O jogador Diogo Sereno, 51 anos, também estava muito satisfeito com o terceiro lugar. “Isto é como no futebol, há sempre os favoritos e nós conseguimos ganhar aos melhores. Este jogo não é só atirar bolas para o chão, é preciso treinar muito e ter alguma técnica”, conta o jogador que treina uma hora por dia num terreno que tem para o efeito.
O primeiro lugar foi para o Clube de Petanca de São Pedro do Estoril e o segundo para a Petanca Escola de Loulé. Na competição organizada pela secção de Petanca da Associação 20 Kms de Almeirim com o apoio da Federação Portuguesa de Petanca participaram cerca de quatro centenas de jogadores.
Em femininos o primeiro e o segundo lugar foram para o Clube Campismo de Lisboa e ao último lugar do pódio subiram as jogadoras Leonor Marreiros e Maria Rosa.
O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas, com o objectivo de ficarem o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira (cochonette), lançada previamente por um jogador.