AIP desenvolve ferramenta inovadora para ajudar empresas
Metodologia formativa vai ser apresentada na sede da Associação Industrial Portuguesa em Lisboa.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) desenvolveu uma ferramenta inovadora para a resolução dos problemas nas PME (Pequenas e Médias Empresas). Essa ferramenta foi criada através da implementação de uma metodologia de Aprendizagem Baseada em problemas (Problem Based Learning - PBL), assente na utilização das TIC e em contexto e-learning. Essa ferramenta inovadora foi desenvolvida com base no levantamento efectuado junto de 120 PME de todo o país.
Essa metodologia formativa inovadora vai ser apresentada esta quinta-feira, 24 de Novembro, entre as 15h00 e as 17h00, na sede da AIP, na Praça das Indústrias, em Lisboa.
Durante a sessão vai ser feita uma reflexão sobre os desafios que se colocam às PME, tais como as exigências da conjuntura económica nacional e internacional e da competitividade e globalização, entre outros. Vai também ser dada a conhecer a metodologia PBL, assim como a forma de a operacionalizar em contexto presencial ou à distância.
Outro dos objectivos da sessão é destacar como os problemas podem ser usados como ferramenta de aprendizagem no local de trabalho e ilustrar a forma como os colaboradores podem reflectir sobre os problemas que enfrentam, utilizando uma abordagem estruturada; e ainda como colaborar, interna e externamente, de modo a que os problemas de organização possam ser usados como vantagem e não como barreira ao negócio.
A AIP reconhece a importância e a utilidade desta metodologia nas PME, designadamente no que concerne à resolução dos problemas concretos da empresa, bem como em termos de economia de custos e tempos despendidos pelos colaboradores em formação, quer ainda em termos de sucesso alcançado ao nível da efectiva qualificação dos seus quadros.
Com o apoio da Comissão Europeia e no âmbito do Programa Erasmus+, a AIP desenvolveu, em parceria com instituições congéneres da Irlanda, Alemanha, Lituânia e Roménia, este projecto na área do ensino à distância, denominado Aprendizagem Baseada em Problemas. “Pretendeu-se desenvolver e testar uma metodologia formativa inovadora (PBL) em contexto e-learning, não obstante ser igualmente reconhecida a sua validade em contexto presencial, nomeadamente no âmbito das PME”, refere a AIP em comunicado.