uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Adultos ainda não estão despertos para as questões ambientais

Adultos ainda não estão despertos para as questões ambientais

Brigada Mecanizada organizou mais uma “Semana do Ambiente” com diversas iniciativas

A Brigada Mecanizada, sediada no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), concelho de Constância, organizou por mais um ano consecutivo a sua “Semana do Ambiente”. A “Missão Resíduos’16” visou sensibilizar, na manhã de 15 de Novembro, para os perigos associados às diferentes tipologias de resíduos existentes tendo sido convidados Filipe Melo, da Resitejo, José Nabeiro, representante da ValorMed, e Elsa Agante, da Amb 3e - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, para uma palestra dirigida a militares, funcionários e vereadores das autarquias associadas da Resitejo.
Para o técnico de Ambiente da Câmara de Constância, Gonçalo Germano, “estas iniciativas são extremamente importantes para que sejam os próprios funcionários da autarquia a passarem a mensagem para os amigos e familiares”. Gonçalo Germano tenta chamar a atenção dos colegas para sensibilizar para esta questão porque considera que “nesta altura o problema está nos adultos, porque as crianças já interiorizaram a mensagem”. Lá em casa, “como não podia deixar de ser”, todos separam os resíduos. O técnico destaca ainda que o lixo não é lixo mas sim uma matéria-prima que deve ser valorizada.
A vereadora da Câmara de Torres Novas com o pelouro da Gestão Ambiental, Elvira Sequeira, é da mesma opinião. “Até aqui temos feito acções de sensibilização com crianças mas acho que nos temos que virar para os adultos que ainda não estão despertos para estas questões”, diz.
“Torres Novas participa nestas iniciativas desde o seu início e também propomos as nossas próprias iniciativas com as técnicas da autarquia. Consideramos que também devem ser as autarquias a sensibilizar para estas questões ambientais”, afirma Elvira Sequeira. A autarca refere que “as pessoas ainda têm muitas preconceitos em relação ao lixo e têm que perceber que os resíduos têm que ser tratados de forma adequada”, conclui.
A Semana do Ambiente do Campo Militar de Santa Margarida terminou no dia 17 de Novembro com uma visita dos militares ao complexo da Resitejo, no Eco-Parque do Relvão, na Carregueira, concelho da Chamusca, seguindo-se uma Cerimónia de Hastear da Bandeira de Certificação Ambiental no CMSM.

Adultos ainda não estão despertos para as questões ambientais

Mais Notícias

    A carregar...