Cavaleiro Andante
As palavras e os actos
A vereação socialista na Câmara de Santarém decidiu não participar na votação de pontos da ordem de trabalhos que estejam relacionados com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Em causa está o facto de o presidente da concelhia do PS, Rui Barreiro, ser também mesário da Misericórdia. O Cavaleiro Andante não percebe muito bem essa posição e também não entende por que razão havendo tantos pruridos por parte dos socialistas, os actos depois não correspondem às palavras. É que, nesse assunto que não quis votar, o vereador socialista António Carmo gastou um quarto de hora de tempo de antena a colocar questões e a fazer observações. Imaginem agora se votasse...
Cavaleiro Andante | 26-01-2017
Rato próximo da justiça
Na segunda-feira gerou-se o alvoroço quando um roedor tentou entrar no Tribunal de Santarém. Um rato de dimensões consideráveis instalou-se no portão de entrada e por lá ficou algum tempo e acabou por se ir embora porque ninguém o chamou para julgamento.
Cavaleiro Andante | 26-01-2017
Criogenia
A EDP decidiu adiar, para data a anunciar oportunamente, aquilo que poderia ter sido a primeira experiência de congelamento colectivo municipal. O acontecimento estava marcado já há algum tempo e consistia no corte de energia eléctrica nas freguesias de Paialvo, São Pedro e Freguesia Urbana de Tomar, a partir das 6 da manhã até à uma da tarde, num dia com temperaturas ideais para o efeito, algumas das quais negativas. No comunicado sobre o adiamento, a empresa fala em reagendamento “por razões de exploração da rede” mas há quem suspeite que o motivo foi outro. É que à última hora descobriu-se que muitos dos participantes no evento se preparavam para evitar a congelação através de lareiras a lenha e aquecedores a gás, o que distorceria os resultados.
Cavaleiro Andante | 26-01-2017
Só a nós não nos calha um milagre!
O PSD de Ourém emitiu um comunicado em que, referindo-se ao facto de o Governo ter autorizado a câmara de maioria socialista, a adjudicar obras em Fátima até ao montante de cinco milhões e meio de euros, sem concurso, diz, a certa altura, recear que a cidade se transforme num estaleiro a céu aberto. A preocupação é compreensível mas pode dar origem a outras obras, nomeadamente de estruturas para cobrir os estaleiros, evitando que os tijolos e o cimento apanhem chuva.
Cavaleiro Andante | 26-01-2017
Adoçar a boca ao Governo
As felicitações pelo seu 61º aniversário podem ter chegado de muitos pontos do país, mas foi em Abrantes, na festa surpresa que a câmara municipal lhe preparou, que o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, soprou as velas no dia 19 de Janeiro. Uma surpresa preparada pela presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque (PS), que com este adoçar de boca ao Governo deve ter conseguido marcar pontos em Lisboa. Até porque entre as várias individualidades presentes estava também o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Cavaleiro Andante | 26-01-2017
Pura coincidência
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai marcar presença, no próximo sábado, 28 de Janeiro, na inauguração do novo relvado sintético e requalificação do espaço envolvente do Campo da Pedrinha, em Foros de Salvaterra, concelho de Salvaterra de Magos. Antes dessa cerimónia, Tiago Brandão Rodrigues vai também visitar as obras do novo Centro Escolar de Foros de Salvaterra/Várzea Fresca, cuja construção arrancou há menos de um mês. Ou seja, o ministro da Educação vem inaugurar um campo de futebol e visitar obras que ainda não têm paredes em pé. Obviamente que o facto de estarmos em ano de eleições autárquicas é inocente coincidência...
Cavaleiro Andante | 26-01-2017
A “geringonça” de Santarém
Já cheira a autárquicas em Santarém e bastou assistir à última reunião de câmara para se perceber que a maioria relativa do PSD não vai ter vida fácil até final do mandato. A “geringonça” PS/CDU não gere a autarquia mas tem maioria no executivo e, consequentemente, poder de decisão. E faz questão de o demonstrar, como agora ao chumbar o pedido de viabilidade de construção de um novo hospital privado na cidade. Depois do projecto do crematório, pode-se estar perante mais um investimento queimado no forno da oposição...
Cavaleiro Andante | 26-01-2017
Enchentes
A vereadora do Bloco de Esquerda na Câmara de Torres Novas, Helena Pinto, propôs que se realizassem em 2017, três reuniões nocturnas porque, sendo as reuniões habituais realizadas durante o dia isso é impeditivo da participação dos cidadãos que estão a trabalhar. O Cavaleiro Andante compreende o desejo da autarca mas aconselha-a a não reservar, para já, o Pavilhão Municipal ou mesmo o estádio, se vier a conseguir que a sua ideia seja aprovada. É que mesmo juntando todos os eleitores que participaram em sessões públicas nos últimos vinte anos, nem meia casa ela iria conseguir.
Cavaleiro Andante | 26-01-2017
Destaques
Gráfica Almondina produz cerca de um milhão de livros por ano
Empresa de Torres Novas comemora um século de vida em 2018
Edição de 26-01-2017
HACL a beneficiar do ressurgimento do sector da construção civil
A Sociedade de Construções tem tido mais adjudicações quer no sector das obras públicas quer no privado
Edição de 26-01-2017