Vila Franca de Xira estabelece parceria com Federação Portuguesa de Futebol
Protocolo assinado com o município tem como alvo a prática informal das modalidades de futebol, futsal e futebol de praia
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinou no dia 19 de Janeiro um protocolo de parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação de Futebol de Lisboa (AFL), que abrange a prática informal (não federada) das modalidades de futebol, futsal e futebol de praia.
“Este projecto está focado na segurança dos praticantes que obriga as entidades organizadoras a terem um parecer prévio vinculativo por parte da Federação. A FPF disponibiliza o conhecimento técnico para contribuir para um desporto mais seguro e inclusivo. O objectivo aqui é as competições organizadas e não federativas passarem a ter um enquadramento legal e aumentar o número de praticantes desportivos e vermos mais pessoas a jogar futebol. Este protocolo ajuda a um aumento quantitativo e qualitativo”, referiu Hermínio Loureiro, vice-presidente da FPF.
A responsabilidade das provas informais continua a pertencer ao município e Hermínio Loureiro esclarece que as colectividades não vão ter custos acrescidos. A prova de futsal do concelho, denominada ‘Xira Encontro Desportivos Concelhios’, é uma das provas influenciada por este programa. De momento o torneio destina-se a atletas dos 6 aos 11 anos, e apesar de anteriormente ter competição até ao escalão de juniores, o presidente da câmara, Alberto Mesquita, não pretende aumentar os escalões.
“Nós já tivemos escalões de juniores mas entendemos que esses devem ficar com os clubes [federados]. No futsal temos 700 praticantes entre os 6 e 11 anos. São jogos de prática informal que já fazemos há muitos anos e chegou o momento de elevar e qualificar a competição”, disse o autarca.
O protocolo aborda as modalidades de futebol, futsal e inclusive futebol de praia, que de momento não é praticado no concelho. Alberto Mesquita anunciou a construção de um campo no Sobralinho.
“Já temos um campo de vólei de praia na Póvoa de Santa Iria. Esta é uma forma de dinamizar alguns sítios, como a Praia das Maçãs. Se eventualmente essa modalidade ganhar dimensão, então teremos de nos organizar de outra forma, pois o futebol de praia é uma variante interessantíssima”, indicou.
O protocolo foi assinado na sede da câmara municipal, onde esteve também presente o presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Nuno Lobo.