uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Almeirim contrata arquitecto para mudar aspecto da zona da praça de toiros
ABERTURA. Primeira requalificação do parque foi inaugurada em 2003 pelo então presidente Sousa Gomes

Almeirim contrata arquitecto para mudar aspecto da zona da praça de toiros

Câmara escolheu urbanista responsável pelo novo Terreiro do Paço em Lisboa. Parque com actual configuração tem 13 anos e foi requalificado após a feira mensal, que se realizava no local, até então em terra batida, ter sido transferida para a zona industrial.

O presidente da Câmara de Almeirim quer dar uma nova cara ao Parque das Tílias, junto à praça de toiros, com um arranjo mais moderno e atractivo para os milhares de visitantes que passam pela zona e que se dirigem aos restaurantes da sopa de pedra. Pedro Ribeiro já contratou, por 20 mil euros, o arquitecto que, entre outros, foi responsável pelos projectos do Cais do Sodré, Largo do Corpo Santo e Terreiro do Paço, em Lisboa. O arquitecto Bruno Soares já começou a trabalhar na cidade recolhendo opiniões, ideias e estudando o local.
Segundo Pedro Ribeiro, pretende-se que o projecto que venha a ser desenhado seja do agrado de quem está no espaço, sobretudo os empresários da restauração. O autarca revela, em declarações a O MIRANTE, que no objectivo de se criar um plano consensual o arquitecto já reuniu com técnicos da câmara, já recolheu sugestões da confraria gastronómica e que está a estabelecer conversas com a associação de restaurantes de Almeirim. Vão ser também recolhidas ideias dos organismos ligados ao turismo.
A ideia de avançar com este projecto, que ainda não tem um horizonte temporal para a sua execução, é também potenciada pelo facto de a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim estar a preparar-se para requalificar a praça de toiros da cidade, criando galerias comerciais. Pedro Ribeiro revela para já que está acordado a câmara ter um espaço nessa galeria na praça para funcionar como espaço de turismo.
O autarca explica que é importante requalificar a zona porque é o local da cidade por onde passa mais gente, centenas de milhar de pessoas por ano, e que neste momento é um mero parque de estacionamento. Pedro Ribeiro refere também que não há fundos comunitários para este tipo de obras e que a autarquia pode ir avançando com alguns trabalhos de requalificação, aos poucos, por fases, sem desvirtuar o projecto global que for definido.
“O objectivo é planear para o futuro uma intervenção que melhore substancialmente” a zona, sublinha o presidente do município. “Temos consciência que esta intervenção não é para fazer ‘amanhã’ mas sabemos todos que é fundamental preparar e planear o futuro. Se isso for feito por pessoas especializadas e com créditos firmados todos ganhamos, sobretudo quando se trata de turismo”, argumenta.

Almeirim contrata arquitecto para mudar aspecto da zona da praça de toiros

Mais Notícias

    A carregar...