uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarca de Sardoal critica sistema de colocação de médicos
CRÍTICO. Miguel Borges contesta falta de médicos de família

Autarca de Sardoal critica sistema de colocação de médicos

Concelho tem cerca de dois mil utentes sem médico de família. Presidente do município não gostou de ver utentes na rua ao frio à espera que o centro de saúde abrisse para marcarem consulta e diz não entender porque não existe um sistema de colocação de médicos idêntico ao dos professores, que coloque os profissionais onde eles fazem falta.

Uma dezena de utentes esperava na sexta-feira às 8h00, debaixo de temperaturas negativas, que o Centro de Saúde de Sardoal abrisse para tentar marcar uma consulta, situação que revoltou o presidente do município. Em declarações à agência Lusa, Miguel Borges (PSD) disse que o que viu quando se dirigia para a câmara “foi terceiro-mundista e indigno do século XXI”.
“Revoltou-me ver hoje, e não é a primeira vez, cerca de uma dezena de cidadãos, na sua maioria idosos, na rua, com temperaturas de três graus negativos, à espera que o centro de saúde abrisse para tentar conseguir uma consulta médica. Não é admissível e fiz sentir isso mesmo à directora do ACES Médio Tejo na mesma hora”, frisou.
O autarca disse “não se conformar” e “não conseguir entender como é que um país, após investir muitos milhares de euros na formação de médicos, permite que, no dia seguinte à conclusão do seu curso, possam exercer a sua profissão exclusivamente no privado e possam rumar a um qualquer país estrangeiro sem retribuir minimamente o investimento que o país neles fez”.
Miguel Borges escreveu um editorial dirigido à população no boletim municipal onde afirma ainda “não conseguir entender porque não existe um sistema de colocação de médicos, em tudo idêntico ao dos professores, que os coloca onde as necessidades existem e não onde querem”.

Faltam 16 médicos de família no Médio Tejo
O município de Sardoal, com quatro mil habitantes, é um dos 13 concelhos na região do Médio Tejo com maior número de utentes “a descoberto” pela falta de médicos de família, (2053 utentes) só suplantado por Abrantes (11.500), Ourém (7.000) e Torres Novas (5.300), segundo avançou à Lusa a directora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo.
Segundo Sofia Theriaga, no ACES Médio Tejo, “à data actual, estão ao serviço 119 médicos sendo que, para dar cobertura total com médico de família a todos os utentes dos 13 municípios, serão necessários mais 16 médicos”.
Questionada sobre os utentes de Sardoal que esperavam na rua debaixo de temperaturas negativas pela possibilidade de conseguirem uma consulta extraordinária, a responsável apontou como possíveis motivos a greve desse dia dos trabalhadores da saúde e questões culturais.
“A greve de hoje pode ter influência nesse caso e há também hábitos que são difíceis de ultrapassar porque, muitas vezes, não é necessário as pessoas irem de madrugada para os centros de saúde à espera de uma vaga. As vagas podem ser conseguidas ao longo dia”, afirmou.
A captação e fixação de médicos na região do Médio Tejo tem sido o principal problema na gestão de Sofia Theriaga, numa questão que “não é exclusiva desta região”. Lembrado que “um novo grupo de médicos vai ter exame em Abril”, a responsável disse “esperar que, em Agosto, o ACES do Médio Tejo possa ser reforçado com mais médicos”, sendo que o caso de Sardoal será gerido “em função do número de vagas disponíveis”.

Autarca de Sardoal critica sistema de colocação de médicos

Mais Notícias

    A carregar...