uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Procissão no Guiness Book é orgulho da terra

Procissão no Guiness Book é orgulho da terra

A procissão com archotes é um dos pontos altos do programa das Festas de Amiais de Baixo em Honra do Mártir São Sebastião, tendo conseguido a inscrição no famoso Guiness Book (Livro dos Recordes) ao envolver, na noite de 6 de Fevereiro de 2010, 624 pessoas no cortejo ao longo de uma milha terrestre (1620 metros). O anterior recorde pertencia a uma localidade sueca com 407 participantes.
Acendidos os archotes com pequenos maçaricos, a procissão decorreu em passo acelerado com miúdos e graúdos ao longo da Rua Dr. António Maria Galhordas, perante milhares de pessoas, a caminho do cemitério, onde estava instalada a “meta”. Assim que a juíza confirmou os 624 participantes - mais 24 do que a comissão tinha proposto bater - foi a alegria e o orgulho a virem ao de cima.
A componente religiosa das Festas de Amais de Baixo é, aliás, recheada de singularidades. Na noite de sábado o povo parte da casa do juiz da festa e vai, de archotes nas mãos, buscar o Arcanjo S. Miguel à capela do cemitério e, depois do fogo de artifício, conduz a imagem até à Igreja Matriz percorrendo as ruas da vila. No domingo realiza-se a procissão de cariz religioso mais profundo, que começa e acaba na Igreja Matriz. As imagens percorrem as principais ruas da vila e o povo pode cumprir as suas promessas e ofertas aos santos. Na segunda-feira decorre a última procissão com o regresso da imagem de S. Miguel à capela do cemitério.

Procissão no Guiness Book é orgulho da terra

Mais Notícias

    A carregar...