uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Arrefinfador Serafim das Neves

Em Ourém, o presidente da câmara, Paulo Fonseca (PS), que corre o risco de perder o mandato por ter sido declarado insolvente, começou a ter visões após o seu vice-presidente, Nazareno do Carmo, se ter adiantado e ter sido condenado a perda de mandato, no âmbito de um processo judicial em que era acusado de usar o cargo para angariar fundos para um clube de futebol de Fátima.
Fonseca não viu a Nossa Senhora em cima de uma azinheira, o que não seria nada original mas viu, provavelmente em cima de um embondeiro, o anterior presidente de câmara, Mário Albuquerque (PSD), a perder o mandato no longínquo ano de 1994, coisa que nunca aconteceu. Achas que é caso para ser beatificado ou para tomar pastilhas Memorex?
Em Tomar a vereadora do PSD, Beatriz Schulz, adora chamar mentirosa à presidente da câmara, Anabela Freitas (PS), mas só nas redes sociais. A vítima do bullying informático oposicionista diz que vai recorrer ao Tribunal, o que é um erro de palmatória.
Quanto tempo demora a chegar uma sentença...ou mesmo uma simples acusação do Ministério Público? Seis meses? Um ano? Dez anos? E durante esse tempo quantas mensagens consegue a Beatriz Schulz colocar na página do Facebook a chamar-lhe aldrabona e queixinhas?? É por causa destas coisas que qualquer dia em vez de votarmos para as autarquias ou para a Assembleia da República ainda começamos a votar para eleger juízes!
Por falar em tribunais há também o caso do ex-presidente da Câmara do Entroncamento, Jaime Ramos (PSD), que foi condenado a dois anos e meio de prisão mas com a pena suspensa, por causa de uma decisão, tomada em 2008, que o tribunal considera ter favorecido uma empresa.
Quando ouviu a sentença, o senhor, que actualmente é presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário, ficou tão irritado que até fez um comunicado a declarar-se inocente e a dizer que já sabe que alguns irão usar a condenação para o tentarem condicionar e fazer política suja.
Como diria o saudoso Diácono Remédios, “não havia nexexidade”. Cá por mim era candidatar-se à câmara e mais nada. Nestas coisas não há julgamento melhor que o julgamento popular. Que o digam os autarcas condenados que continuaram a ganhar eleições! Então ele não sabe que, tirando juízes, advogados que se fazem pagar bem e réus absolvidos, pouca gente acredita em Tribunais?!! Ponha lá nos cartazes que é mais um inocente condenado ou uma vítima do sistema e vai ver se não tem logo maioria absoluta!!!
Não sei se vou levar alguma multa ao abrigo da lei anti-piropos mas mesmo assim arrisco. A CDU vai apresentar como cabeça de lista à Câmara de Vila Franca de Xira uma “cara engraçadinha”, expressão que fui roubar descaradamente ao discurso do camarada dela, Jerónimo de Sousa, feito após saber que a candidata presidencial do BE, Marisa Matias, tinha ficado à frente do candidato Edgar do PCP que de “cara engraçadinha” não tinha nada.
A “cara engraçadinha” que vai tentar ganhar a Câmara de Vila Franca de Xira é Regina Janeiro que tem estado como vereadora na Câmara do Barreiro mas que é mais nossa do que daquelas gentes do outro lado do Tejo. Afinal, apesar de ter nascido em Viseu, foi em Vila Franca de Xira que cresceu e se fez como é.
E não vale a pena vires com a conversa de que os eleitores querem é boas ideias para o seu concelho independentemente de quem as vai aplicar. Se a CDU de Vila Franca de Xira, que não é nenhuma força política tipo cata-vento e não muda de ideias há anos e anos, resolveu mudar de candidato é porque, se calhar, achou que a diferença pode estar noutros pormenores. Tenho ou não tenho razão?
E olha que da última vez que a Regina Janeiro colocou uma foto no seu perfil no Facebook os comentários não eram sobre o seu trabalho autárquico mas eram esclarecedores. “Uau!!!!”; “Sempre linda!!!!”; “Gira e Simpática!!!” ou “Linda como sempre”. Assim mesmo.
Saudações estéticas
Manuel Serra d’Aire

Mais Notícias

    A carregar...