uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Programa das Festas de Constância pensado na afirmação da identidade local

Programa das Festas de Constância pensado na afirmação da identidade local

Fim-de-semana de Páscoa com muita animação na vila onde o Zêzere se encontra com o Tejo.

A Festa do Concelho e de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Constância, decorre este ano nos dias 15, 16 e 17 de Abril, com destaque no cartaz musical para a Tim (segunda-feira às 22h00), Hyubris (na sexta-feira, 14, antes da abertura oficial dos festejos, às 22h00), HMB e Ferro & Fogo (na noite de sábado no Palco Camões e Palco do Pelourinho, respectivamente) e Tributo aos Pink Floyd (domingo, às 23h30). A tarde de domingo é dedicada ao folclore e à noite toca a banda da Associação Filarmónica Montalvense. O carrilhão Lusitanus apresenta vários espectáculos ao longo dos três dias. Uma das novidades este ano é a Tenda Jovem, um espaço de animação nocturna a funcionar até alta madrugada.
A presidente da Câmara de Constância, Júlia Amorim (CDU), lembrou em conferência de imprensa que as festas são “uma forma do concelho afirmar a sua identidade”. O orçamento ronda os 120 mil euros, valor considerado “reduzido” pela autarca, tendo em conta o “valor e os proveitos” que as festividades trazem. “As festas servem para criar riqueza”, afirmou a autarca.
O programa inclui ainda a XXVIII Mostra Nacional de Artesanato e a XI Mostra de Doces Sabores. Não vão também faltar as ruas floridas e a animação de rua, bem como o XXIX Grande Prémio da Páscoa em Atletismo/EDP Distribuição, a 9ª Caminhada, uma Mega Aula de Zumba, as tasquinhas típicas, diversas exposições e a bênção dos barcos na segunda-feira, feriado municipal. Precavendo a chuva, muitas das flores que engalanam as ruas foram feitas em plástico e para tal já foram gastos 30 rolos de maga plástica com 400 metros cada.
A inauguração oficial acontece no sábado às 15h00, mas na sexta-feira anterior, “porque o movimento de pessoas já é muito grande”, as mostras de artesanato e de doçaria já estarão abertas a partir das 15h00. No sábado, Constância será palco do programa da RTP 1 “Aqui Portugal”, entre as 14h00 e as 20h00.
Ponto alto dos festejos serão as cerimónias religiosas que têm lugar no dia do concelho, segunda-feira de Páscoa, das quais se destacam a missa solene, a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e a bênção dos barcos nos rios Tejo e Zêzere e de viaturas na Praça Alexandre Herculano.
No dia 15 realiza-se o 29º Grande Prémio da Páscoa de Constância EDP Distribuição, em Atletismo, numa organização da câmara municipal. Para além da disputa dos diversos troféus e taças para os primeiros classificados de cada escalão, encontra-se em disputa o Prémio Record. Assim, para quem bater o tempo dos atletas Marina Bastos (33’42), ou Delfim Conceição (29’37), haverá um prémio monetário no valor de 750 euros.
Júlia Amorim disse ainda que a autarquia disponibiliza um mini-autocarro para levar e trazer os visitantes das bolsas de estacionamento (existentes na zona alta da vila) até à festa, das 14h00 às 2h00 de meia em meia hora. As festividades encerram com o habitual espectáculo piromusical.

Programa das Festas de Constância pensado na afirmação da identidade local

Mais Notícias

    A carregar...