uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Passagem superior pedonal vai ligar Malvarosa a superfície comercial em Alverca
FUTURO. Neste local que hoje não tem condições para os peões atravessarem vai surgir uma passagem superior sobre a congestionada Nacional 10

Passagem superior pedonal vai ligar Malvarosa a superfície comercial em Alverca

Obra vai ser financiada pelas garantias bancárias da urbanização. Presidente do município de Vila Franca de Xira deu razão à comissão de moradores e admite que faltam “pelo menos” 200 lugares de estacionamento na maior urbanização do concelho.

A urbanização da Malvarosa em Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, vai ter uma nova passagem superior pedonal sobre a Estrada Nacional 10 que ligará a urbanização à vizinha superfície comercial do Jumbo. A intenção é proporcionar novas alternativas às passadeiras actualmente existentes perto da rotunda e que ficam muito longe da zona mais central da urbanização. Com a passagem superior evita-se que muitos moradores atravessem a estrada fora da passadeira e em condições de risco.
A informação foi revelada pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), na última reunião pública do executivo, onde revelou já existir uma maquete e um projecto para aquele equipamento. A O MIRANTE, o autarca explica que a obra, que já estava prevista na planta síntese da urbanização, avançará logo que o valor das garantias bancárias seja disponibilizado pelo fundo financeiro, o que deverá acontecer nos próximos meses. São, no total, 2 milhões e 400 mil euros que vão ficar à disposição da câmara para fazer face a um conjunto de investimentos não concretizados pelo promotor da urbanização.
“Há questões relacionadas com infraestruturação mais pesada e variada de toda a urbanização que só poderão ser resolvidos com o dinheiro das garantias bancárias e a construção desta passagem pedonal será uma delas”, explica o autarca. Não há ainda uma previsão para o custo da obra.
Entretanto, após reunião com a comissão de moradores, o município avançou com pequenos trabalhos de melhoria e correcção de espaços exteriores na urbanização, recorrendo a mais de 60 mil euros que o promotor de um lote vai pagar à câmara a troco de uma alteração ao loteamento. Alberto Mesquita admitiu também na última reunião de câmara que os moradores “tinham razão” e que estão duas centenas de lugares de estacionamento em falta na urbanização.

Consulta pública para alterar sentido de trânsito

A população de Alverca vai ser chamada a participar numa consulta pública relativa a uma proposta de alteração ao regulamento de trânsito da cidade e, em particular, à rua Engenheiro José Vaz Guedes, na Malvarosa. A rua tem actualmente dois sentidos e estacionamento em ambos os lados, o que a torna perigosa e estreita para dois veículos se cruzarem. A ideia é tornar a rua uma via de sentido único, com viragem à direita de quem circula na Avenida da Mague.
A proposta, contudo, não reúne consenso, com alguns autarcas a defenderem o oposto, ou seja, entrada junto ao McDonalds e saída na Avenida da Mague, perto da rotunda. “Esta proposta não é o ponto de chegada, é o ponto de partida, e por isso mesmo vai ser alvo de uma consulta pública. Queremos fazer uma discussão o mais ampla e abrangente possível recolhendo o maior número de contributos antes de tomar uma decisão final”, refere Alberto Mesquita.

Passagem superior pedonal vai ligar Malvarosa a superfície comercial em Alverca

Mais Notícias

    A carregar...