Pipas vão ser recolocadas em rotunda do Cartaxo
As dez pipas de vinho que estavam colocadas numa rotunda do Cartaxo vão ser colocadas no mesmo local. A informação foi dada pelo presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), em resposta ao vereador Vasco Cunha (PSD). O autarca explicou que a Adega Cooperativa do Cartaxo ofereceu dez pipas mas ficaram a faltar três que foram oferecidas recentemente. “As pipas estão na nossa carpintaria. Vamos envernizá-las e quando estiverem prontas vão ser colocadas no mesmo local onde estavam as outras. Além disso, vamos iluminá-las para ficarem mais visíveis durante a noite”, referiu Pedro Ribeiro.
A 14 de Novembro de 2009 foi inaugurada numa das rotundas do Cartaxo, na Estrada Nacional 365-2, um ‘monumento’ de dez pipas empilhadas em forma de pirâmide: oito pipas tinham a inscrição de cada uma das freguesias do concelho, uma referência aos 25 anos de “Os Pipas”, a confraria que colocou a construção no local, e outra homenageava o vinho da terra. Em 2015 o símbolo da cultura do vinho no concelho desapareceu da rotunda.
No princípio a manutenção do monumento foi feito pelos “Os Pipas”, com óleo de impermeabilização e outros produtos que impediam a sua deterioração, mas a falta de apoio da câmara ditou a degradação das pipas. O ano passado, Pedro Ribeiro disse a O MIRANTE (ver edição 14 Julho 2016) que as pipas estavam em risco de queda e que estavam a apodrecer por isso foram retiradas. Vão agora ser colocadas, apesar do autarca não ter dado uma data para a sua recolocação. Vasco Cunha sugere que esta aconteça durante a Festa do Vinho que se realiza no final do mês de Abril.
Mais Notícias
Destaques

Programa das Festas de Constância pensado na afirmação da identidade local

Sistema de incentivo ao empreendedorismo apresentado em Tomar
