uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Maratona de 24 horas em Tomar com estudantes a procurarem soluções para cidades

Tomar vai receber uma maratona de 24 horas em que estudantes do ensino superior vão responder a desafios reais e encontrar soluções tecnológicas para cidades. O Projecto CityHack consiste num Hackathon, organizado pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e pelo Município de Tomar, realiza-se nos dias 27 e 28 de Maio, no Complexo Cultural da Levada. Com este projecto pretende-se incentivar os participantes a apresentar soluções tecnológicas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, reconhecendo, valorizando e retendo talentos e criando condições para a concretização das ideias geradas.
Para esta iniciativa podem candidatar-se equipas de três a cinco elementos de universidades ou politécnicos do país, em que pelo menos dois deles têm de ser de áreas tecnológicas. A equipa poderá incluir um elemento que não frequente o ensino superior. Para o presidente do Instituto Politécnico de Tomar, Eugénio Pina de Almeida, “o IPT, como pólo de investigação, desenvolvimento e gerador de competências de valorização do capital humano, está a cumprir o seu papel natural na procura e desenvolvimento de soluções com vista à competitividade e inovação, inclusão social e emprego e sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, as áreas abrangidas neste Hackaton”.
Esta iniciativa é mais uma prova de que o Politécnico de Tomar “tem cimentado a sua importância no ecossistema das cidades inteligentes a partir da geração de parcerias com empresas tecnológicas também com o horizonte da transformação digital“, refere Eugénio Pina de Almeida. A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, considera que esta é “uma iniciativa que ajuda a cimentar a ideia de Tomar como cidade que articula da melhor maneira a sua riqueza histórica com uma permanente abertura a novas ideias e aos desafios do futuro, enquadrando-se igualmente dentro do espírito de valorização das relações entre o município e o instituto politécnico cujos resultados são já visíveis”.
Este Hackathon é coordenado por Nuno Madeira, docente do Instituto Politécnico de Tomar, para quem “o principal objectivo do CityHack é o de criar um ambiente propício para a promoção de um ecossistema de geração de ideias e soluções para cidades. Equipas multidisciplinares de jovens vão ser desafiadas para encontrar soluções em diversas áreas de actuação nas cidades tais como emprego e dinâmica empresarial, saúde e bem-estar, social e inclusão, turismo e cultura e mobilidade e eficiência energética. À criatividade dos jovens será associada a experiência de mentores que auxiliam na viabilidade das soluções “out of the box”.
Este projecto visa incentivar os participantes a apresentar soluções tecnológicas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, reconhecendo, valorizando e retendo talentos e criando condições para a concretização das ideias geradas.
Quem pretender pode obter mais informações em: www.cityhack.ipt.pt ou www.facebook.com/MScBusinessIntelligenceAnalytics

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido